
Imagens da Mulher na Arte Contemporânea
Código
722091076
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir competências de observação, reflexão e análise da problemática do género nas artes, estimulando a tomada de consciência da importância das novas correntes de investigação neste domínio; b) Adquirir capacidade de análise dos modelos de exprimir e representar as diferenças de género nas diversas manifestações artísticas; c) Adquirir capacidade de problematização da imagem da mulher na arte, como representação da alteridade e como discurso da diferença. d) Adquirir capacidade de reflectir sobre a relação
entre estudos do género, teoria feminista e pensamento moderno e pós-moderno, evidenciando as intersecções de quadros teóricos; e) Adquirir capacidade de abordar os diversos níveis de complexidade de fenómenos artísticos interdisciplinares e intertextuais que revelam os paradigmas de género em música, teatro, artes plásticas, cinema e em formas multiartísticas mais recentes; f) Adquirir capacidade de realizar um trabalho de investigação no domínio em epígrafe.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Introdução aos estudos do género em Arte.
2. Análise de dicotomias e fronteiras estéticas baseadas no género: sensibilidade e razão, natureza e cultura.
3. Arte, dinâmicas de criação e condição feminina.
4. Fundações da Arte Contemporânea (confrontos e alianças entre os códigos e a linguagem oitocentista e novecentista) - construção do género feminino nas diferentes modalidades artísticas.
5. Aspectos estéticos, filosóficos e sociológicos da presença feminina na Arte do fin de siècle estruturas de criação, interpretação e recepção.
6. Problemática da identidade da personagem feminina e do conceito de género em Arte ao longo dos séculos
XX e XXI.
Bibliografia
BROUDE, Norma (2005). Reclaiming Female Agency: Feminist Art History After Postmodernism. Berkeley: University of California Press.
KORSMEYER, Carolyn (2004). Gender and aesthetics: an introduction. London: Routledge.
DETELS, Claire, Feminism and postmodernism (1994). Durham/London: Duke University Press.
MCCLARY, Susan, Feminine endings & music, gender, and sexuality (1991). Minnesota: Oxford University of Minnesota Press.
BUCI-GLUKSMANN, Christine (1984). La raison baroque de Baudelaire à Benjamin. Paris: Galilée.
Método de ensino
As aulas estruturam-se em função de três tipos de sessões: a) exposição oral por parte do docente em relação aos pontos do programa e com recurso a powerpoint, audio e video; b) convidados especialistas, ou visitas a exposições/espectáculos, para temas relevantes ao desenvolvimento de competências específicas e dos trabalhos; c) discussão final colectiva dos trabalhos individuais realizados pelos(as) alunos(as), em aula, onde serão recolhidos os contributos críticos de todos(as).
O tema do trabalho individual é combinado previamente com o docente, procurando-se que ele constitua um pequeno ensaio útil, a integrar no trabalho final do mestrado.
Método de avaliação
A avaliação faz-se através da participação e discussões em aula (20%) e do trabalho escrito, a entregar dentro do período previsto (máximo 4000 palavras, sem contar com anexos e bibliografia) (80%).