Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Temas de Cultura Portuguesa - 2. semestre

Código

722091124

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

10

Professor responsável

Fernando Cabral Martins

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Objectivos

- Conhecer e compreender a diversidade de abordagens teóricas.

- Explorar e compreender as implicações das diferentes abordagens teóricas.

- Desenvolver atitudes e competências favoráveis à reflexão crítica.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. Almada Negreiros e a literatura visual. A Vanguarda portuguesa. Análise da série “Frisos”, do texto K4 O Quadrado Azul e do conto “O Homem que não Sabe Escrever”, no quadro da produção plástica ao longo dos anos 20.

2. A revista presença e a defesa e institucionalização da arte modernista. Os exemplos de Edmundo de Bettencourt, Julio/Saúl Dias e Mário Eloy. A valorização crítica da arte do cinema. Análise do filme Douro, Faina Fluvial (1931), de Manoel de Oliveira.

3. Mário Cesariny: análise de alguns dos seus “poemas maiores”. A importância decisiva da leitura de Fernando Pessoa. As antologias do Surrealismo. A teoria surrealista da imagem. O processo da montagem. Análise da Horta de Cordel. Análise do filme Autografia (2004).

4. Ana Hatherly: o desenho, a pintura, a performance, a literatura. A tradição do Barroco e a síntese entre caligrafia e desenho. Análise de Tisanas. O contexto artístico do Experimentalismo dos anos 60 e dos seus prolongamentos na arte contemporânea.

Bibliografia

CESARINY, Mário, Uma Grande Razão. Os Poemas Maiores, Lisboa, Assírio & Alvim, 2007
CHEN, Adelaide Ginga, A Aventura Surrealista, Lisboa, Colibri, 2001
HATHERLY, Ana, 463 Tisanas, Lisboa, Quimera, 2006
MARTINS, Fernando Cabral (coord.), Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português, Lisboa, Caminho, 2008
NEGREIROS, Almada, Ficções Escolhidas, Lisboa, Assírio & Alvim, col. Almada Breve, 2016
REIS, Carlos e LOURENÇO, António Apolinário (coord.), História Crítica da Literatura Portuguesa, Lisboa, Verbo, 2015

Método de ensino

O conteúdo teórico das aulas será exposto durante a primeira parte. Na segunda parte haverá uma interacção com os estudantes com vista à participação de todos.
Ensino presencial.

Método de avaliação

A avaliação consiste num trabalho escrito a ser apresentado oralmente numa das aulas.

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