
Temas de Cultura Portuguesa - 2. semestre
Código
722091124
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10
Professor responsável
Fernando Cabral Martins
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português sem apoio tutorial em LE
Objectivos
- Conhecer e compreender a diversidade de abordagens teóricas.
- Explorar e compreender as implicações das diferentes abordagens teóricas.
- Desenvolver atitudes e competências favoráveis à reflexão crítica.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Almada Negreiros e a literatura visual. A Vanguarda portuguesa. Análise da série Frisos, do texto K4 O Quadrado Azul e do conto O Homem que não Sabe Escrever, no quadro da produção plástica ao longo dos anos 20.
2. A revista presença e a defesa e institucionalização da arte modernista. Os exemplos de Edmundo de Bettencourt, Julio/Saúl Dias e Mário Eloy. A valorização crítica da arte do cinema. Análise do filme Douro, Faina Fluvial (1931), de Manoel de Oliveira.
3. Mário Cesariny: análise de alguns dos seus poemas maiores. A importância decisiva da leitura de Fernando Pessoa. As antologias do Surrealismo. A teoria surrealista da imagem. O processo da montagem. Análise da Horta de Cordel. Análise do filme Autografia (2004).
4. Ana Hatherly: o desenho, a pintura, a performance, a literatura. A tradição do Barroco e a síntese entre caligrafia e desenho. Análise de Tisanas. O contexto artístico do Experimentalismo dos anos 60 e dos seus prolongamentos na arte contemporânea.
Bibliografia
CESARINY, Mário, Uma Grande Razão. Os Poemas Maiores, Lisboa, Assírio & Alvim, 2007
CHEN, Adelaide Ginga, A Aventura Surrealista, Lisboa, Colibri, 2001
HATHERLY, Ana, 463 Tisanas, Lisboa, Quimera, 2006
MARTINS, Fernando Cabral (coord.), Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português, Lisboa, Caminho, 2008
NEGREIROS, Almada, Ficções Escolhidas, Lisboa, Assírio & Alvim, col. Almada Breve, 2016
REIS, Carlos e LOURENÇO, António Apolinário (coord.), História Crítica da Literatura Portuguesa, Lisboa, Verbo, 2015
Método de ensino
O conteúdo teórico das aulas será exposto durante a primeira parte. Na segunda parte haverá uma interacção com os estudantes com vista à participação de todos.
Ensino presencial.
Método de avaliação
A avaliação consiste num trabalho escrito a ser apresentado oralmente numa das aulas.
Cursos
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês
- Estudos Portugueses
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Alemão
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Espanhol