
Temas de Literatura em Português - 2. semestre
Código
722091126
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10
Professor responsável
Teresa Araújo
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1) Aperfeiçoar a leitura e as técnicas de abordagem ao texto literário.
2) Aplicar adequadamente os instrumentos teóricos e metodológicos ao objeto.
3) Conhecer aspetos específicos das literaturas em língua portuguesa (os seus traços comuns e suas diferenças) no quadro das conexões existentes entre as literaturas universais.
4) Rever o contributo das literaturas em português para a literatura mundo.
5) Refletir sobre a diferenciação linguística do português no âmbito da criação literária.
6) Compreender as implicações subjacentes ao conceito de literatura em português.
7) Adquirir formação adequada ao desenvolvimento da investigação e à produção de conhecimento no domínio das literaturas em português.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
O programa incide sobre o fenómeno da reinvenção literária enquanto constituinte da criação da própria literatura. Debruça-se sobre as práticas recriadoras da fábula de tradição clássica desenvolvidas em português até aos finais do século XIX no contexto de outras literaturas europeias. Para o efeito, considera os fabulários portugueses e brasileiros, bem como a (re)invenção de autores canónicos, como Sá de Miranda, Francisco Manuel de Melo, Bocage e Almeida Garrett, entre outros. Relaciona as práticas criativas com as poéticas epocais e reflete sobre as metamorfoses axiológicas dos temas fabulísticos. Analisa criticamente a moldura retórica e/ou poética do esquema de renovação dos temas e a autorreflexividade que a acompanhou. Termina refletindo sobre a finalidade da persistente reinvenção literária e abrindo novas pistas de estudo.
Bibliografia
ALMEIDA, Vieira e CASCUDO, Luís da Câmara (eds) (1961): Grande fabulário de Portugal, do Ultramar Português e do Brasil, 2 vols, Lisboa, Fólio.
BLACKHAM, H. J. (1985): The Fable as Literature, London and Dover, New Hampshire, The Athlone Press.
BOIVIN, Jeanne-Marie et al (orgs.) (2011): Les fables avant La Fontaine, Genève, Droz.
A Fábula na literatura portuguesa: catálogo e história crítica, www.memoriamedia.net/fabula.
DANDREY, Patrick (2012): La fabrique des Fables, Paris, Klincksieck.
PEREIRA, Luciano (2007): A fábula em Portugal. Contributos para a história e caracterização da fábula literária, Porto, Profedições.
PERRY, Ben Edwin (1965): Babrius and Phaedrus Fables, Cambridge, Massachusetts-London, Harvard University Press, Loeb Classical Library.
RODRÍGUEZ ADRADOS, Francisco (2005). De Esopo al Lazarillo, Huelva, Univ. de Huelva.
THOMAS, Noel (1975): Theories of the Fable in the Eighteenth Century. Nova Iorque-Londres. Columbia University Press.
Método de ensino
A leccionação do Programa assenta, por um lado, em aulas expositivas sobre a teorização e a crítica produzidas sobre o género, sobre a aplicação criativa da fábula e sobre a autorreflexividade que acompanhou em boa medida a prática criativa. Contudo, o desenvolvimento programático assenta igualmente na participação dos alunos incentivada pelo provimento ou indicação de textos de natureza conceptual e literária. Algumas das suas intervenções são espontâneas, mas outras são planificadas através de uma calendarização de apresentações e discussões de trabalhos realizados pelos estudantes sob acompanhamento tutorial.
Método de avaliação
A avaliação final dos alunos baseia-se na sua participação (20%), bem como na apresentação escrita (50%) e na exposição oral seguida de debate (30%) de um trabalho de investigação com 10/15 páginas.
Cursos
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês
- Estudos Portugueses
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Alemão
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês
- Narrativas Culturais: convergências e aberturas
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Espanhol