
História do Livro - 2. semestre
Código
722091130
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10
Professor responsável
João Luís Lisboa
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir capacidade de trabalho autónoma sobre os materiais do livro e da edição;
b) Aplicar de forma crítica as metodologias e os conceitos adquiridos;
c) Localizar formas, usos e conceitos da história do livro, tendo presente o que hoje se discute sobre como novos suportes revolucionam a conservação e a transmissão dos textos.
d) identificar e conhecer os principais protagonistas da história da edição em Portugal.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
1. Livros: concepção, formatos, materiais, vocabulário, usos.
2. Grandes transformações.
3. Usos: espaços, profissões, formas e conflitos.
4. A leitura no mundo contemporâneo.
Bibliografia
Anselmo, Artur, Estudos de história do livro, Lisboa, Guimarães editores, 1997.
Chartier, Roger, A mão do autor e a mente do editor, São Paulo, Editora UNESP, 2014.
Curto, Diogo Ramada (coord.), Bibliografia da História do livro em Portugal, séculos XV a XIX, Lisboa, Biblioteca Nacional, 2003.
Darnton, Robert, The case for books. Past, present, and future, New York, Public Affairs, 2009.
Faria, Maria Isabel Faria e Maria da Graça Pericão, Dicionário do livro. Da escrita ao livro electrónico, Coimbra, Almedina, 2008.
McKenzie, D. F., Bibliography and the sociology of texts, London, The British Library, 1986.
Schiffrin, André, O Negócio dos Livros - como grandes grupos económicos decidem o que lemos, Lisboa, Letra livre, 2013.
Suarez, M. e Woudhuysen, H.R. (eds.), The Oxford Companion to the book, 2 vols., Oxford, Oxford University Press, 2010.
Weedon, Alexis (ed.), The History of the Book in the West: a Library of Critical Essays, 5 vols. Farnham, Surrey: Ashgate, 2010.
Método de ensino
Exposição dialogada. Análise de documentos.
Método de avaliação
Análise e apresentação (oral e escrita) de um livro antigo pelos estudantes, a partir de uma lista proposta pelo docente. Intervenções orais durante os seminários.