
Problemática da Crítica Literária - 1. semestre
Código
722091133
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10
Professor responsável
Gustavo Rubim
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Espera-se que os estudantes do seminário fiquem a conhecer um conjunto de questões recorrentes no debate que estrutura, desde o Romantismo até hoje, o campo da crítica literária. Propõe-se que esse conhecimento seja construído a partir de debates recentes que puseram em questão a própria legitimidade dos Estudos Literários enquanto domínio autónomo. Os estudantes deverão reconhecer e adotar terminologia avançada e ficar aptos a analisar o discurso crítico nas suas divisões internas e nas suas relações permanentes com a escrita literária e com outros campos das humanidades e das ciências sociais.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
1. Literatura, crítica e problemas da modernidade
1.1. Problemática da obra: romantismo e teoria crítica
1.2. Problemática da escrita: entre arqueologia e desconstrução
1.3. Problemática do tempo: os paradoxos da modernidade
2. Crítica, fronteira e cânone: antropologias literárias
2.1. A literatura como instituição nacional: política cultural do romantismo
2.2. Nos limites da Europa: mapa crítico do modernismo (em) português
2.3. Descobrir a China: escrita, tradução e problemas de identidade
Bibliografia
Attridge, Derek, The Singularity of Literature, London & New York, Routledge, 2004.
Auerbach, Erich, Philology and Weltliteratur, in Damrosch / Melas / Buthelezi 2009, pp. 125-138.
Barthes, Roland, Escritores e Escreventes, A Actividade Estruturalista e O que é a crítica?, in Ensaios Críticos, Lisboa, Edições 70, 2ª ed., 2009.
Coelho, Eduardo Prado, Os Universos da Crítica. Paradigmas nos Estudos Literários, Lisboa, Edições 70, 1982.
Damrosch, David / Melas, Natalie / Buthelezi, Mbongiseni, The Princeton Sourcebook in Comparative Literature, Princeton & Oxford, Princeton University Press, 2009.
Silva, Vítor Manuel de Aguiar e, As Humanidades, os Estudos Culturais, o Ensino da Literatura e a Política da Língua Portuguesa, Coimbra, Edições Almedina, 2010.
Método de ensino
O seminário começa sempre com uma exposição do professor, de extensão variável, que enquadra a leitura dos textos críticos, teóricos ou literários indicados previamente aos estudantes. Segue-se o debate em pormenor e o trabalho de interpretação com a participação ativa dos estudantes. Os textos são estudados de preferência na língua original, mas em tradução para português, inglês ou castelhano no caso de outras línguas cujo domínio não é requisito do seminário.
Método de avaliação
A avaliação resulta da seguinte ponderação: 70% para um ensaio final com a extensão de 10 a 15 páginas; 30% para o conjunto da participação no seminário e de uma apresentação oral do projeto de ensaio final, bem como da respetiva discussão.