Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Teoria da Edição - 1. semestre

Código

722091137

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

10

Professor responsável

Rui Zink

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Compreender a edição de texto na sua ligação orgânica com a produção textual, bem como o campo editorial enquanto conjunto de práticas sociais e materiais.
Saber usar conceitos operativos como texto, autor, leitor, livro, código linguístico e código bibliográfico.


Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1) Os dois entendimentos da edição: ou centrada na leitura, como restauro (emenda e completamento), ou centrada na escrita, como montagem (redução, adição, inserção, supressão, contração, concisão).
2) A questão da filologia (De Man, Compagnon). A natureza colaborativa da edição (McGann).
3) O texto e a dependência do contexto: «Pierre Ménard» de J. L. Borges. O desfazer contemporâneo dessa dependência: o «rizoma» de Deleuze e Guattari.
4) A questão do autor e a da autoria (Barthes, Foucault, Landow): situação no tempo do Modernismo e da Vanguarda; situação no tempo da Internet.
5) O conceito de livro (Mallarmé, Pessoa, Eco, Blanchot).
6) Aspectos sociológicos e hermenêuticos do campo de comunicação literária (Bourdieu).

Bibliografia

BLANCHOT, Maurice (1969), \"L´Entretien Infini\", Paris, Gallimard
BOURDIEU, Pierre (1992), \"Les Règles de l´Art\", Paris, Seuil
COMPAGNON, Antoine (1998), \"Le Démon de la Théorie\", Paris, Seuil
COTTINGTON, David (2013), \"The Avant-Garde. A Very Short Introduction\", Oxford, Oxford University Press
ECO, Umberto (1962), \"L´Oeuvre Ouverte\", Paris, Seuil, 1965
FOUCAULT, Michel (1969), \"O que é um Autor?\", Lisboa, Vega, 1992
LANDOW, George P. (2006), \"Hypertext 3.0\", Baltimore, The John Hopkins University Press
MCGANN, Jorome (2014), \"A New Republic of Letters\", Cambridge, Harvard University Press

Método de ensino

Exposição de elementos teóricos e metodológicos e sua discussão na aula, intercalada com análises de textos concretos.

Método de avaliação

Apresentação de trabalhos em aula, entre os quais uma análise de caso com cerca de 5 páginas, e ainda um ensaio escrito final com cerca de 15 páginas.

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