
Crítica Textual - 2. semestre
Código
722091138
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10
Professor responsável
Luiz Fagundes Duarte
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Recolher os conhecimentos adquiridos no 1.º ciclo e canalizá-los para a tomada de consciência da dimensão editorial dos textos, bem como do confronto crítico que implicam.
b) Apresentar e praticar os modelos de edição consagrados pelas teorias textuais da filologia tradicional e da filologia moderna.
c) Analisar os modos de preparação de um texto em relação com os modos de leitura, segundo as características próprias do texto e do seu contexto editorial preciso.
d) Estabelecer nexos estreitos entre a teorização crítica e a actividade editorial concreta.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1- Definições iniciais: texto, autor, editor, leitor, relação literária. A edição enquanto dispositivo de comunicação.
2- Breve história da Crítica Textual. Antes de Gutenberg: o original perdido; cópias e suportes. Depois de Gutenberg: o original múltiplo.
3- Conceitos críticos: variante, versão, texto-base e intenções finais, campanha de escrita, testemunho, ante-texto. Saberes complementares: paleografia, codicologia, bibliografia material e manuscritologia.
4- Método da edição crítica: história do texto, recensão, colação, estemática, estabelecimento do texto, transcrição, emenda, anotação. Importância do comentário filológico.
5- Os diferentes tipos de edições, da fac-similada à crítica. O editor como intérprete: os modos típicos de escrita autoral e a colaboração autor-editor.
6- O hipertexto e os arquivos virtuais: exemplos de edição electrónica. A digitextualidade.
Bibliografia
MAAS, Paul (1958). Textual Criticism: Oxford University Press.
MCGANN, Jerome J. (1983). A Critique of Modern Textual Criticism.
GREETHAM, D. C. (1994). Textual Scholarship. An Introduction, Nova Iorque, Garland.
LOISEAUX, Elisabeth Bergmann; FRAISTAT, Neil (2002). Reimagining Textuality. Madison, The University of Wisconsin Press.
SHILLINGSBURG, Peter L. (2006). From Gutenberg to Google. Cambridge, Cambridge University Press.
DUARTE, Luiz Fagundes Duarte (2007) (Org.). Veredas [Crítica Textual]. Revista da Associação Internacional de Lusitanistas, 8. Porto Alegre: Associação Internacional de Lusitanistas.
FURTADO, José Afonso (2007). O Papel e o Pixel, Lisboa, Ariadne.
CASTRO, Ivo (2013). Editar Pessoa. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Método de ensino
As aulas de teoria serão, a partir da exposição inicial, seguidas sistematicamente de exemplos práticos, que conduzirão a uma tomada de consciência dos factores materiais de realização de uma edição, bem como da pertinência dos critérios possíveis.
Método de avaliação
Apresentação de pequenos trabalhos, entre os quais uma análise editorial de um livro, e um exercício comentado de edição como trabalho final.