Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Escrita poética nos séculos XX e XXI

Código

722111059

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Adquirir um panorama das grandes correntes da poesia europeia do século XX.
2. Reflectir sobre a incidência das propostas poéticas da modernidade à época contemporânea na poesia portuguesa.
3. Compreender as diferenças e as semelhanças entre as grandes poéticas do simbolismo ao pós-modernismo.
4. Definir o conceito de poética e a sua aplicação às práticas individuais da criação poética.

Pré-requisitos

Conteúdo

A.Um percurso pela poesia dos séculos XX e XXI através de um estudo das constantes que acompanham os autores determinantes na construção de um cânone.

1. A poesia como reflexo do pensamento poético.
2. A questão do sujeito: identificação e diferença.
3. A abertura da poesia a outras artes.
4. Experiência da palavra e ruptura dos limites formais do poema.

B. Questões teóricas:

1. Uma história literária: gerações, movimentos, revistas.
2. Problemas de análise do texto poético.
3. Poéticas comparadas.

Bibliografia

TEIXEIRA DE PASCOAES, Os Poetas Lusíadas. Lisboa: Assírio & Alvim.
JOÃO GASPAR SIMÕES. 1931. O mistério da poesia. Coimbra: Imprensa da Universidade. (reed. Imprensa Nacional-Casa da Moeda).
JOSÉ RÉGIO. 1977. Páginas de doutrina e crítica da Presença.Brasília: Brasília Editora.
ANDRÉ BRETON. 1977. Manifestes du surréalisme. paris: Idées/Gallimard.
EDUARDO LOURENÇO . 1988. Tempo e Poesia. Lisboa: Relógio d’Água.
EDUARDO LOURENÇO. 1993. O canto do signo. Lisboa: Presença.

Método de ensino

Aulas teóricas: 60%; Aulas práticas: 40%.
 1. Exposição das questões enunciadas no programa focando, em particular, aspectos históricos e teóricos; iniciação dos estudantes em técnicas e métodos de organização da informação e de desenvolvimento de competências críticas, bem como na pesquisa e gestão de recursos de investigação; leitura de bibliografia crítica e de textos literários, tendo como objectivo a aquisição de autonomia científica e da capacidade para realizar uma avaliação informada do processo de aprendizagem;

2. Análise prática de textos teóricos e literários exemplificativos das temáticas propostas e relevantes para o seu estudo;

3. Preparação dos estudantes para a elaboração de um trabalho de investigação sobre um tema relacionado com as questões programáticas.

Método de avaliação

1. Duas intervenções orais no seminário, com prévia preparação orientada, sobre os temas/obras em estudo.

2. Elaboração de um trabalho de investigação final (15 páginas), por escrito, com discussão

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