
Literatura e ideologia - 2. semestre
Código
722111061
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
Créditos
10
Professor responsável
Teresa Almeida
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Conhecer os contornos principais da discussão sobre a relação entre literatura e ideologia;
2. adquirir informação geral sistematizada e historicamente organizada sobre as problemáticas constantes do programa de estudo;
3. adquirir conhecimentos que permitam contextualizar historicamente a expressão de ideologias em obras literárias;
4. alcançar a capacidade de reflectir criticamente sobre a expressão ideológica em textos literários através da prática do comentário escrito e da discussão oral.
5. realizar um projecto de investigação e produzir um ensaio escrito a discutir oralmente.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. A ideologia em literatura: enquadramento histórico e teórico do problema;
2. Ideologia e utopia. 2.1. construções utópicas da sociedade (Saint Simon e Fourier); 2.2. O modernismo nas ruas: Baudelaire e a concepção heróica da vida moderna;
3. A Literatura e a institucionalização do valor. 3.1. A literatura e a defesa de grandes causas: a questão da pena de morte em França (Victor Hugo);
4. Escrita e intervenção social. 4.1. Da violência social à revolução da linguagem poética. 4.2. o conceito de intelectual interveniente. 4.3. Retórica e acção: os manifestos;
5. A expressão ideológica no romance contemporâneo: 5.1. A construção da norma. 5.2. Personagem e avaliação; 5.3. o \"roman à thèse\"
Bibliografia
Cavanagh, J. (1995). Ideology in Critical Terms for Literary Study (Frank Lentricchia and Thomas MNaLauglin eds.). Chicago-London: The University of Chicago Press.
Eagleton, T.(1991). Ideology. An Introduction. London-New York: Verso.
Guimarães, F. (1996). Linguagem e ideologia. Porto: Lello Editores.
Hammon, P. (1984). Texte et ideologie. Paris: Presses Universitaires de France, Quadrige.
Jameson, F. (2013). The Antinomies of Realism. Verso Books: London-New York.
Rastier, F. (1973). Littérature et idéologie in Essais de Sémiotique discursive. Paris: Mame, pp. 183-221
URL: http://www.revue-texto.net/Parutions/Essais-de-semiotique/pages183-221.pdf
Ricoeur, P. (1997). LIdéologie et lutopie. Paris: Seuil.
Tambling, J. (1991). Narrative and Ideology. Bristol: Open University Press.
Willimas, R. (1991). Writing in Society. London-New York: Verso.
Método de ensino
Aulas teóricas: 60%; Aulas práticas: 40%. 1. Exposição das questões enunciadas no programa; iniciação dos estudantes em técnicas e métodos de organização da informação e de desenvolvimento de competências críticas, bem como na pesquisa e gestão de recursos de investigação; leitura e comentário de bibliografia crítica e de textos literários, tendo como objectivo a aquisição de autonomia científica; 2. Análise prática de textos teóricos e literários exemplificativos das temáticas propostas e relevantes para o seu estudo; 3. Preparação dos estudantes para a elaboração de um trabalho de investigação sobre um tema relacionado com as questões programáticas.
Método de avaliação
1. Duas Intervenções orais no seminário, com prévia preparação orientada, sobre os temas/obras em estudo - 40%; 2. Elaboração de um trabalho de investigação final (15 páginas), por escrito, com discussão oral - 60%.
Cursos
- Literaturas e Culturas Modernas, Área de Especialização em Estudos Românicos
- Literaturas e Culturas Modernas, Área de Especialização em Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos
- Literaturas e Culturas Modernas, Área de Especialização em Estudos Alemães
- Literaturas e Culturas Modernas, Área de Especialização em Estudos Ingleses e Norte-Americanos