Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Tópicos em ensino de português língua não materna - 2. semestre

Código

722131100

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Professor responsável

Ana Maria Lavadinho Madeira

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Objectivos

a) Explorar questões de relevo no ensino de português língua não materna (PLNM)
b) Desenvolver competências de pesquisa autónoma direcionada para a resolução de problemas em contextos específicos de aprendizagem
Saberes e competências a desenvolver:
- Conhecimento de conceitos e questões relevantes no ensino de LNM
- Conhecimento da documentação e instrumentos de referência para o ensino de (P)LNM
- Conhecimento de práticas de avaliação (verificação da progressão das aprendizagens e transição de nível)
- Capacidade de desenvolver instrumentos de avaliação de PLNM adequados ao público-alvo
- Capacidade de reconhecer os papéis que as TIC podem desempenhar no ensino de PLNM
- Capacidade de identificar procedimentos adequados para trabalhar o português como língua para fins específicos
- Capacidade de refletir criticamente sobre a sua própria prática pedagógica
- Capacidade de desenvolver projetos de investigação-ação que permitam intervir adequadamente em diferentes contextos educativos

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

1. Documentos orientadores e instrumentos de referência para o ensino/aprendizagem de (português) língua não materna
2. O ensino do português em diferentes contextos de aprendizagem e a diferentes públicos: o português como língua segunda, língua estrangeira e língua de herança.
3. O ensino/aprendizagem do português enquanto língua de escolarização
4. Práticas de avaliação para verificação da progressão das aprendizagens e para transição de nível
5. O desenvolvimento de projetos de investigação-ação no domínio do português língua não materna

Bibliografia

Conselho da Europa (2001) Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas -Aprendizagem, Ensino, Avaliação. Porto: ASA.
Hughes, A. (2003). Testing for Language Teachers, 2nd Edition. Cambridge University Press.
Mateus, M. H. M., Pereira, D. e Fischer, G. (orgs.) (2008) Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Mateus, M.H.M. & L. Solla (orgs.) (2013) O Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação. Lisboa: ILTEC/Fundação Calouste Gulbenkian.
Ministério da Educação (2005) Quadro de Referência para o Ensino do Português no Estrangeiro (QuaREPE). Lisboa: DGIDC/GAERI.
Otwinowska, A. & G. de Angelis (eds.) (2014) Teaching and Learning in Multilingual Contexts: Sociolinguistic and Educational Perspectives. Bristol: Multilingual Matters.
Tripp, D. (2005) Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa 31, 3, São Paulo, 443-466.

Método de ensino

A unidade curricular está organizada em módulos programáticos, em função dos conteúdos lecionados. O ensino de cada módulo tem como suporte: vídeos-aula com a exposição de conteúdos; outros recursos com suporte vídeo, quando se torna necessário complementar os vídeos-aula; outros recursos adaptados a cada módulo de ensino (sínteses, apresentações esquemáticas, quadros, imagens, etc.); indicações bibliográficas / acesso a bibliografia em linha. Todos os recursos e interação com os estudantes terão como suporte privilegiado a plataforma moodle.
Ensino E-learning

Método de avaliação

A avaliação consistirá: em
(a) participação em sessões de atendimento e fúruns de discussão (10%);
(b) realização de atividades individuais e colaborativas ao longo do semestre (50);
(c) desenho de um projeto de investigação-ação (40%).

Cursos