
Aquisição e Perturbações da Linguagem - 1. semestre
Código
722131101
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
10
Professor responsável
Maria Sousa Lobo Gonçalves
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da unidade curricular, os alunos deverão:
1. Demonstrar conhecimento de modelos teóricos sobre o desenvolvimento linguístico.
2. Identificar estádios de desenvolvimento linguístico.
3. Identificar propriedades do desenvolvimento fonológico, sintático e semântico-pragmático.
4. Dominar algumas metodologias para recolha e análise de dados.
5. Identificar perturbações do desenvolvimento linguístico e marcadores linguísticos das perturbações da linguagem.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Modelos de desenvolvimento linguístico: a perspetiva inatista.
2. Metodologias de recolha de dados em aquisição.
3. Desenvolvimento fonológico: nível segmental e prosódico.
4. Desenvolvimento sintático: estrutura sintática e dependências sintáticas.
5. Desenvolvimento semântico-pragmático: estrutura informacional e co-referência.
6. Tipologia de perturbações da linguagem; o caso da Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem.
7. Comparação entre populações com desenvolvimento típico e com perturbação como janela para análise dos padrões de desenvolvimento.
Bibliografia
Crain, S., and R. Thornton (1998) Investigations in Universal Grammar: A Guide to Experiments in the Acquisition of Syntax and Semantics. The MIT Press: Cambridge, MA.
Guasti, Maria Teresa (2002) Language Acquisition. Cambridge, MA: MIT Press
Leonard, L.B. (1998) Children with specific language impairment. Cambridge, MA:
MIT Press
Lust, Barbara and Claire Foley (2004) First Language Acquisition. The essential
readings. Oxford, Blackwell
Método de ensino
Aulas expositivas e apresentação de projetos pelos alunos.
Método de avaliação
Avaliação - Portefólio contendo:
a) Sínteses das sessões do seminários (30%)
b) Duas recensões críticas (20%)
c) Recolha de bibliografia relevante (10%)
d) Projeto de desenho experimental para estudo de aquisição de construção específica (40%)
Cursos
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário
- Ciências da Linguagem - Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Alemão
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Espanhol