Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Norma e Variação

Código

722131104

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da unidade curricular, espera-se que os alunos sejam capazes de:
1. Compreender a relatividade do conceito de norma
2. Compreender as questões inerentes à normalização linguística
3. Explicitar as regras do sistema ortográfico do português contemporâneo
4. Identificar as dimensões da variação linguística: variação geográfica, variação social e variação diacrónica
5. Descrever os principais aspetos em que existe variação internamente ao português europeu
6. Identificar áreas de instabilidade no sistema linguístico do português
7. Reconhecer as principais características que diferenciam o português europeu de outras variedades nacionais do português (variedade brasileira, variedades africanas)

Pré-requisitos

Conteúdo

1. Norma e variação
2. Dimensões da variação linguística
3. O papel da norma; problematização do conceito de norma linguística (norma(s) e correção)
4. Norma e política de língua
5. A normalização ortográfica
5.1. O oral e o escrito: diferentes sistemas de representação; grafia e ortografia
5.2. Questões ortográficas e gramaticais: enquadramento histórico; fundamentos da ortografia do português contemporâneo
6. Áreas de instabilidade no português europeu, tendências de mudança e fixação de norma(s)
7. A variação linguística em português europeu: aspetos fonológicos, lexicais, morfológicos e sintáticos.
8. Alguns traços distintivos de diferentes variedades linguísticas do português e o problema da estabilização de normas

Bibliografia

Castro, Ivo (2003) O Linguista e a Fixação da Norma. In A. Mendes e T. Freitas (orgs.) Actas do XVIII Encontro Nacional da APL, Lisboa: APL, 11-24
Ferreira, M. B. et al. (1996) Variação linguística: perspectiva dialectológica. In Faria et al., orgs. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 479-502
Gonçalves, Perpétua (1996) Aspectos da sintaxe do Português de Moçambique. In Faria et al., orgs. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 313-322
Lucchesi, Dante & Tânia Lobo (1996) Aspectos da sintaxe do Português Brasileiro. In Faria et al., orgs. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 303-311
Martins, Ana Maria (2003) Variação e Mudança no Português. A Língua Portuguesa: Actas dos IX Cursos Internacionais de Verão de Cascais - 2002. Cascais: CMC & IES. 29-44

Método de ensino

As unidades letivas funcionam em regime de seminário. As sessões terão uma componente teórica e uma componente prática. Estão previstas apresentações sobre tópicos do programa com base em textos relevantes. Prevê-se ainda trabalho de pesquisa que envolva formulação de problemas e propostas de resolução ou recolha e análise de dados.

Método de avaliação

A avaliação final da UC decorrerá de: participação dos estudantes nas sessões do seminário e realização de duas fichas de leitura (40%); 1 trabalho escrito, orientado pela docente, apresentado e discutido em aula (60%).

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