
Norma e Variação
Código
722131104
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da unidade curricular, espera-se que os alunos sejam capazes de:
1. Compreender a relatividade do conceito de norma
2. Compreender as questões inerentes à normalização linguística
3. Explicitar as regras do sistema ortográfico do português contemporâneo
4. Identificar as dimensões da variação linguística: variação geográfica, variação social e variação diacrónica
5. Descrever os principais aspetos em que existe variação internamente ao português europeu
6. Identificar áreas de instabilidade no sistema linguístico do português
7. Reconhecer as principais características que diferenciam o português europeu de outras variedades nacionais do português (variedade brasileira, variedades africanas)
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Norma e variação
2. Dimensões da variação linguística
3. O papel da norma; problematização do conceito de norma linguística (norma(s) e correção)
4. Norma e política de língua
5. A normalização ortográfica
5.1. O oral e o escrito: diferentes sistemas de representação; grafia e ortografia
5.2. Questões ortográficas e gramaticais: enquadramento histórico; fundamentos da ortografia do português contemporâneo
6. Áreas de instabilidade no português europeu, tendências de mudança e fixação de norma(s)
7. A variação linguística em português europeu: aspetos fonológicos, lexicais, morfológicos e sintáticos.
8. Alguns traços distintivos de diferentes variedades linguísticas do português e o problema da estabilização de normas
Bibliografia
Castro, Ivo (2003) O Linguista e a Fixação da Norma. In A. Mendes e T. Freitas (orgs.) Actas do XVIII Encontro Nacional da APL, Lisboa: APL, 11-24
Ferreira, M. B. et al. (1996) Variação linguística: perspectiva dialectológica. In Faria et al., orgs. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 479-502
Gonçalves, Perpétua (1996) Aspectos da sintaxe do Português de Moçambique. In Faria et al., orgs. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 313-322
Lucchesi, Dante & Tânia Lobo (1996) Aspectos da sintaxe do Português Brasileiro. In Faria et al., orgs. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 303-311
Martins, Ana Maria (2003) Variação e Mudança no Português. A Língua Portuguesa: Actas dos IX Cursos Internacionais de Verão de Cascais - 2002. Cascais: CMC & IES. 29-44
Método de ensino
As unidades letivas funcionam em regime de seminário. As sessões terão uma componente teórica e uma componente prática. Estão previstas apresentações sobre tópicos do programa com base em textos relevantes. Prevê-se ainda trabalho de pesquisa que envolva formulação de problemas e propostas de resolução ou recolha e análise de dados.
Método de avaliação
A avaliação final da UC decorrerá de: participação dos estudantes nas sessões do seminário e realização de duas fichas de leitura (40%); 1 trabalho escrito, orientado pela docente, apresentado e discutido em aula (60%).