
Aquisição de Língua Segunda - 1. semestre
Código
722131105
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
10
Professor responsável
Ana Maria Lavadinho Madeira
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Aprofundar o conhecimento de modelos de análise e de conceitos teóricos de relevo na área de Aquisição de Língua Segunda
b) Adquirir competências que permitam pesquisar e interpretar informação de forma autónoma, desenvolvendo capacidades de reflexão crítica na avaliação de diferentes propostas teóricas na área
c) Desenvolver a capacidade de comunicar os conhecimentos adquiridos, assim como as conclusões resultantes da pesquisa e reflexão autónomas, defendendo-as de uma forma clara e bem argumentada
d) Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos e os instrumentos metodológicos adquiridos na realização de um trabalho de investigação na área de Aquisição de Língua Segunda
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Conceitos-chave e questões de relevo na aquisição de L2.
2. A influência do conhecimento linguístico prévio na aquisição da L2 o conceito de ´transferência´ em diferentes modelos teóricos.
3. O problema lógico da aquisição de segunda língua hipóteses sobre o estádio inicial.
4. O desenvolvimento do conhecimento gramatical: léxico, morfologia (flexional), sintaxe e semântica.
5. A aquisição de propriedades de interface: sintaxe/semântica e sintaxe/discurso.
6. Idade e efeitos de período crítico a aquisição de L2 por crianças.
7. Outros tipos de aquisição da linguagem: L3, aquisição bilingue e de língua de herança.
8. Aquisição de L2 e ensino/aprendizagem da línguas.
Bibliografia
Doughty, C. & C. Long (eds) (2003) The Handbook of Second Language Acquisition. Blackwell
Herschensohn, J. & M. Young-Scholten (eds) (2013) The Cambridge Handbook of Second Language Acquisition. Cambridge University Press
Montrul, S. (2004) The Acquisition of Spanish: Morphosyntactic development in monolingual and bilingual L1 acquisition and adult L2 acquisition. John Benjamins
Pires, A. & J. Rothman (eds) (2009) Minimalist Inquiries into Child and Adult Language Acquisition: Case Studies across Portuguese, Berlin/New York: Mouton de Gruyter
Ritchie, W. & T. Bhatia (eds) (2009) The New Handbook of Second Language Acquisition. Leeds: Emerald
Slabakova, R., S. Montrul & P. Prévost (eds.) (2006) Inquiries in Linguistic Development: In honor of Lydia White. Joh Benjamins
Snape, N., Y. Leung & M. Sharwood Smith (eds) (2009) Representational Deficits in SLA: Studies in honor of Roger Hawkins
White, L. (2003) Second Language Acquisition and Universal Grammar. Cambridge University Press
Método de ensino
Os temas propostos para estudo, reflexão e discussão nas sessões de seminário são calendarizados no início de cada semestre e previamente preparados com base em leituras da bibliografia recomendada. Em sessões tutoriais, os mestrandos terão um acompanhamento regular personalizado das matérias, bem como dos trabalhos a apresentar para avaliação.
Método de avaliação
(a) Participação nas sessões de seminário, com apresentação de leituras e discussão das matérias (30%).
(b) Apresentação de um trabalho individual escrito (70%) apoiado em bibliografia e informação documental diversa resultantes de pesquisa autónoma:
- trabalho escrito 60%,
- apresentação oral e discussão 10%.