
Inglês C2 - 2. semestre
Código
722160026
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Créditos
10
Professor responsável
Carolyn Leslie
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Desenvolver o conhecimento da língua e capacidades comunicativas. O objectivo é alcançar a proficiência ao nível do C2, tal como descrita em pormenor no Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas.
Desenvolver capacidades de aprendizagem com o objectivo de promover o desenvolvimento profissional de forma autónoma e contínua. Este aspecto inclui as capacidades de investigar, reflectir sobre e descrever os sistemas linguístico e funcional da língua inglesa.
Consciencializar-se do potencial de comunicação em inglês como um meio e como objecto de estudo bem como dos efeitos de língua de sala de aula.
Promover a capacidade de identificar, explicar e empregar recursos estilísticos e discursivos em inglês na construção e interpretação precisa de significados.
Compreender as implicações da linguística descritiva, uma vasta gama de problemáticas contemporâneas sobre a língua e diferenças substanciais entre o inglês escrito e falado.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Um programa negociado baseado em:
- componentes pré-determinados (em baixo)
- necessidades específicas identificadas na avaliação diagnóstico
- interesse colectivo em tópicos e textos de relevo profissional
Deste modo, o programa pormenorizado e respectivos recursos serão disponibilizados retrospectivamente.
O núcleo pré definido compreende:
- uso da língua para interacção no grupo e debate na aula
- princípios fundamentais e conceitos da língua inglesa
- o sintagma verbal (\"verb phrase\") e as suas propriedades sistémicas de forma e função
- análise do discurso e produção de textos académicos
- gramática e semântica de referência temporal no futuro
- análise das características da interacção falada.
Bibliografia
CARTER R. & McCARTHY M., (2006), Cambridge Grammar of English: a Comprehensive Guide, Cambridge University Press;
LEWIS M., (1986), The English Verb: A Core Introduction to Language Analysis,
Language Teaching Publications;
ELLIS R.; (2012), Language Teaching Research and Language Pedagogy, Wiley Blackwell;
CARTER R. & CORNBLEET S., (2001), The Language of Speech and Writing, Routledge;
THORNBURY S., (2005) How to Teach Speaking, Pearson Longman
Método de ensino
A abordagem, metodologias e técnicas empregues ilustrarão aspectos da prática do ensino e aprendizagem contemporâneo da língua. Será implementado trabalho a pares e de grupo de modo a proporcionar a realização de trabalho colaborativo na resolução de tarefas que envolvem investigação, reflexão, experimentação, aplicação e autoavaliação. Encorajar-se-á o espírito de iniciativa e de participação efectiva em debates bem como perceber (´noticing´), interpretar e fomentar escolhas linguísticas numa variedade de contextos comunicativos.
Método de avaliação
A participação regular nas aulas será objecto de avaliação contínua; os estudantes deverão preparar elementos de avaliação teóricos e participar em tarefas interactivas ao longo do semestre (35%), fazer um teste sumativo nível C2 (15%) e apresentar dois trabalhos escritos que demonstre terem alcançado os objectivos de aprendizagem (50%).
Cursos
- Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Espanhol
- Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Alemão
- Ensino de Inglês no 1.º ciclo do Ensino Básico
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês
- Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês