Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Inglês C2 - 2. semestre

Código

722160026

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos

Créditos

10

Professor responsável

Carolyn Leslie

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Desenvolver o conhecimento da língua e capacidades comunicativas. O objectivo é alcançar a proficiência ao nível do C2, tal como descrita em pormenor no Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas.
Desenvolver capacidades de aprendizagem com o objectivo de promover o desenvolvimento profissional de forma autónoma e contínua. Este aspecto inclui as capacidades de investigar, reflectir sobre e descrever os sistemas linguístico e funcional da língua inglesa.
Consciencializar-se do potencial de comunicação em inglês como um meio e como objecto de estudo bem como dos efeitos de língua de sala de aula.
Promover a capacidade de identificar, explicar e empregar recursos estilísticos e discursivos em inglês na construção e interpretação precisa de significados.
Compreender as implicações da linguística descritiva, uma vasta gama de problemáticas contemporâneas sobre a língua e diferenças substanciais entre o inglês escrito e falado.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Um programa negociado baseado em:
- componentes pré-determinados (em baixo)
- necessidades específicas identificadas na avaliação diagnóstico
- interesse colectivo em tópicos e textos de relevo profissional
Deste modo, o programa pormenorizado e respectivos recursos serão disponibilizados retrospectivamente.
O núcleo pré definido compreende:
- uso da língua para interacção no grupo e debate na aula
- princípios fundamentais e conceitos da língua inglesa
- o sintagma verbal (\"verb phrase\") e as suas propriedades sistémicas de forma e função
- análise do discurso e produção de textos académicos
- gramática e semântica de referência temporal no futuro
- análise das características da interacção falada.

Bibliografia

CARTER R. & McCARTHY M., (2006), Cambridge Grammar of English: a Comprehensive Guide, Cambridge University Press;
LEWIS M., (1986), The English Verb: A Core Introduction to Language Analysis,
Language Teaching Publications;
ELLIS R.; (2012), Language Teaching Research and Language Pedagogy, Wiley Blackwell;
CARTER R. & CORNBLEET S., (2001), The Language of Speech and Writing, Routledge;
THORNBURY S., (2005) How to Teach Speaking, Pearson Longman

Método de ensino

A abordagem, metodologias e técnicas empregues ilustrarão aspectos da prática do ensino e aprendizagem contemporâneo da língua. Será implementado trabalho a pares e de grupo de modo a proporcionar a realização de trabalho colaborativo na resolução de tarefas que envolvem investigação, reflexão, experimentação, aplicação e autoavaliação. Encorajar-se-á o espírito de iniciativa e de participação efectiva em debates bem como perceber (´noticing´), interpretar e fomentar escolhas linguísticas numa variedade de contextos comunicativos.

Método de avaliação

A participação regular nas aulas será objecto de avaliação contínua; os estudantes deverão preparar elementos de avaliação teóricos e participar em tarefas interactivas ao longo do semestre (35%), fazer um teste sumativo nível C2 (15%) e apresentar dois trabalhos escritos que demonstre terem alcançado os objectivos de aprendizagem (50%).

Cursos