Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Didática da História II - 2. semestre

Código

722160078

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

10

Professor responsável

Raquel Pereira Henriques

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Analisar legislação diversa sobre o Estatuto da Carreira Docente, gestão escolar, avaliação e direcção de
turma
b) Planificar diferentes situações de aprendizagem
c) Construir conhecimento histórico a partir de algumas actividades e recursos
d) Criticar diferentes instrumentos de avaliação
e) Elaborar instrumentos de avaliação adequados a situações de aprendizagem diversas

Pré-requisitos

Conteúdo

1. Analisar legislação diversa:
a) Estatuto da Carreira Docente
b) Avaliação das aprendizagens: enquadramento, finalidades, intervenientes, processos e critérios de
avaliação. Casos específicos.
c) Gestão escolar: regime de autonomia, administração e gestão.
d) A Direcção de Turma: Estatuto do Aluno, regulamentos internos e funções do director de turma.
2. A planificação prática e o ensino da História
. O professor como decisor curricular
. Avaliar contextos educativos diversos
. Estabelecer prioridades para a construção do conhecimento
. Integrar conteúdos científicos
. Organizar experiências de aprendizagem adequadas aos contextos educativos
. Avaliar os processos
. Reavaliar o trabalho efectuado
3. A avaliação no ensino da História
. Como promover uma aprendizagem auto-regulada
. Tipos e instrumentos de uma avaliação auto-regulada
. Construção e implementação desses instrumentos
. Critérios de avaliação
. Objectividade / subjectividade na avaliação

Bibliografia

BARCA, Isabel (organização) (2008). Estudos de Consciência Histórica na Europa, América, Ásia e África.
Actas das 7ªs Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: Centro de Investigação em Educação.
Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.
GAMBÔA, Rosário (2004). Educação, ética e democracia: a reconstrução da modernidade em John Dewey.
Porto: ASA Editores.
HENRIQUES, Raquel Pereira (2005). Actividades Colaborativas e Avaliação. In Boletim O Ensino da História, nº 29 (Janeiro) Lisboa: Associação de Professores de História, pp. 11-15.
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa (2002). Avaliação das Aprendizagens dos Alunos – Novos contextos, novas práticas. Colecção “Guias Práticos”. Porto: Edições ASA.
SERPA, Margarida da Silva Damião (2010). Compreender a avaliação. Fundamentos para práticas educativas. Lisboa: Edições Colibri.
TRINDADE, Rui (2002). Experiências educativas e situações de aprendizagem – novas práticas pedagógicas.
Porto: Edições ASA.

Método de ensino

50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
. Crítica de documentação teórica e prática
. Preparação de actividades lectivas.
. Construção de materiais didácticos adequados a diferentes contextos.
. Planificação de unidades de ensino e formas de avaliação do processo educativo.
a) Participação e elaboração de trabalhos em aula (20%);
b) Trabalho escrito e respectiva apresentação oral (80%): optar por uma metodologia de trabalho que tenha desenvolvido ou que pretenda desenvolver durante a Prática de Ensino Supervisionada em História. Pretende-se:
breve reflexão teórica e os materiais considerados adequados para implementar essa metodologia com os
estudantes.

Método de avaliação

50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
. Crítica de documentação teórica e prática
. Preparação de actividades lectivas.
. Construção de materiais didácticos adequados a diferentes contextos.
. Planificação de unidades de ensino e formas de avaliação do processo educativo.
a) Participação e elaboração de trabalhos em aula (20%);
b) Trabalho escrito e respectiva apresentação oral (80%): optar por uma metodologia de trabalho que tenha desenvolvido ou que pretenda desenvolver durante a Prática de Ensino Supervisionada em História. Pretende-se:
breve reflexão teórica e os materiais considerados adequados para implementar essa metodologia com os
estudantes.

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