Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Didática da Geografia II - 2. semestre

Código

722160081

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Professor responsável

Fernando Ribeiro Martins

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Utilizar diversos recursos e estratégias de ensino da Geografia.
b) Reconhecer a utilidade da Planificação do ensino.
c) Aplicar certos modelos de planificação em unidades curriculares específicas.
d) Compreender o significado individual e social da avaliação.
e) Exercitar diversos instrumentos de avaliação.
f) Conceber testes em Geografia.
g) Tomar consciência da importância social da função docente.

Pré-requisitos

Conteúdo

( Na sequência dos conteúdos de Didáctica da Geografia I )
Parte IV: Educação geográfica.
4.1. Educação geográfica: do discurso às práticas curriculares;
4.2. Os desafios da docência em Geografia.
4.3. Planificação versus Avaliação.
Parte V: A Avaliação no processo de ensino – aprendizagem da Geografia.
5.1. A problemática da avaliação;
5.2. Tipos de avaliação;
5.3. A avaliação em Geografia: práticas e instrumentos;
5.4. Tipos de perguntas;
5.5. Registo, tratamento e interpretação de resultados.

Bibliografia

Cachinho, Herculano e al (2001). Educação Geográfica 15, Lisboa: Associação Portuguesa de Geógrafos.
Jimenez, Antonio Moreno, Gaité, Maria de Jesus (1996). Enseñar Geografia De la Teoria a la prática, Sl:
Editorial Sinteses.
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa (2002). Avaliação das Aprendizagens dos Alunos – Novos contextos, novas práticas. Colecção “Guias Práticos”. Porto: Edições ASA.
Marrón Gaite, M. J. et al (2001). La formatión geografica de los ciudadanos en el cambio del milenio, Madrid:
Univ. Complutense de Madrid.
SERPA, Margarida da Silva Damião (2010). Compreender a avaliação. Fundamentos para práticas educativas. Lisboa: Edições Colibri.
TRINDADE, Rui (2002). Experiências educativas e situações de aprendizagem – novas práticas pedagógicas.
Porto: Edições ASA.
Xouto González, Xosé Manuel (1996). Didáctica de la Geografia. Problemas sociales y conocimiento del médio, Sl:Ediciones del Serbal.

Método de ensino

50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
- Preparação de actividades lectivas
- Resolução individual e/ou em grupo de exercícios práticos.
- Concepção de materiais didácticos e instrumentos de avaliação.
- Planificação de unidades de ensino e a sua avaliação

Método de avaliação

Método de avaliação:
a) Participação e elaboração de trabalhos em aula (20%).
b) Concepção de dois instrumentos de avaliação (40%).
c) Trabalho escrito individual e respectiva apresentação oral (40%) sobre uma metodologia de trabalho que
pretenda desenvolver na prática de ensino em Geografia. Deve conter uma breve reflexão teórica e os
materiais para implementar essa metodologia com os alunos

Cursos