
Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico I - 2. semestre
Código
722160089
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
Créditos
2
Professor responsável
Carolyn Leslie
Horas semanais
1
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
a) Demonstrar capacidade de investigação e leitura de bibliografia relevante.
b) Manifestar capacidade de relacionar e articular conceitos e leituras com a sua experiência educativa inicial (fase de observação e co-teaching).
c) Conceber e implementar tarefas de observação.
d) Demonstrar capacidade de reflexão e análise dos dados recolhidos
e) Identificar e caracterizar metodologias de investigação em ensino
f) Conceber um plano de trabalho de investigação em contexto educativo (a implementar e desenvolver durante a PES II).
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
a) A actualidade do conceito de professor-investigador.
b) Metodologias de investigação em educação.
c) Investigação em educação de línguas estrangeiras.
d) Observação como instrumento de aprendizagem
e) Recolha e tratamento de dados; análise e discussão dos resultados.
f) Objectivos e questões de investigação.
Bibliografia
Burns, A. (2010). Doing Action Research in English Language Teaching. Abingdon: Routledge.
Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed. Lisboa: Editorial Presença.
Estrela, A. (2001). Investigação em Educação: Métodos e Técnicas, Lisboa: Educa.
Fabb, N. and Durant, A. (2005). How to Write Essays and Dissertations. 2nd ed.
Harlow: Pearson Education.
e-TEALS: an e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies. Porto : Universidade do Porto.Faculdade de Letras. Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS).
Richards, J. and Lockhart, C. (1996).Reflective Teaching in Second Language Classrooms. Cambridge: Cambridge University Press.
Wajnryb, Ruth. (1992). Classroom Observation Tasks. Cambridge: Cambridge University Press.
Método de ensino
Apresentação e discussão de temas e problemas de investigação no ensino do Inglês a crianças. Análise reflexiva das práticas de implementação de tarefas de observação no ensino de Inglês a crianças. Acompanhamento individual e em pequenos grupos da preparação do projecto de trabalho de investigação a desenvolver PES II.
Método de avaliação
Avaliação contínua baseada em tarefas práticas, tutorias e auto-aprendizagem (30%). Preparação de um plano de trabalho e metodologia de investigação (70%).
É necessária a participação em, pelo menos, 70% das sessões.