
Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico II - 1. semestre
Código
722160090
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas
Créditos
2
Professor responsável
Carolyn Leslie
Horas semanais
1
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
a) Demonstrar capacidade de investigação e leitura de bibliografia relevante.
b) Manifestar capacidade de relacionar e articular conceitos e leituras com a sua prática docente.
c) Evidenciar aprendizagem e abertura à mudança através de um processo de interrogação reflexiva.
d) Contribuir de forma ética para a criação de um ambiente de participação responsável no grupo de trabalho.
e) Dominar a planificação global do texto, assegurando a respectiva coerência.
f) Redigir num estilo académico apropriado.
g) Redigir com objectividade, concisão e fluência, dominando a gramática e a ortografia.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
a) A prática do professor-investigador
b) O modelo reflectivo
c) O EPOSTL como instrumento de auto-avaliação e prática reflexiva
d) Objectivos e perguntas de investigação
f) Pesquisa, resumo, síntese e apreciação crítica da literatura.
g) Organização e planificação textual.
Bibliografia
Burns, A. (2010). Doing Action Research in English Language Teaching. Abingdon: Routledge.
Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed. Lisboa: Editorial Presença.
Estrela, A. (2001). Investigação em Educação: Métodos e Técnicas, Lisboa: Educa.
Fabb, N. and Durant, A. (2005). How to Write Essays and Dissertations. 2nd ed.
Harlow: Pearson Education.
e-TEALS: an e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies. Porto : Universidade do Porto.Faculdade de Letras. Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS).
Richards, J. and Lockhart, C. (1996).Reflective Teaching in Second Language Classrooms. Cambridge: Cambridge University Press.
Wajnryb, Ruth. (1992). Classroom Observation Tasks. Cambridge: Cambridge University Press.
Método de ensino
Apresentação e discussão de temas e problemas decorrentes da prática de ensino do Inglês a crianças.
Acompanhamento individual e em pequenos grupos do projecto de trabalho de investigação a desenvolver.
Ensino presencial
Método de avaliação
Avaliação contínua baseada em tarefas práticas, tutorias e auto-aprendizagem (30%). Preparação da revisão da literatura sobre o tópico a investigar (70%).
É necessária a participação em, pelo menos, 70% das sessões.