Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Didática do Inglês para Crianças/Teaching English to Young Learners

Código

722160093

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas

Créditos

18

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

⁃ Desenvolver-se como professor reflexivo
⁃ Compreender as necessidades de aprendizagem de crianças
⁃ Identificar e reconhecer os papéis da L1 e L2
⁃ Demonstrar uma compreensão de estilos de aprendizagem e suas implicações na planificação
⁃ Compreender a importância do sequenciamento e integração de capacidades de aquisição de linguagem e pensamento crítico
⁃ Descobrir, adaptar e usar música, canções e rimas para integrar em sequências de aprendizagem
⁃ Selecionar, adaptar e contar um leque variado de histórias
⁃ Compreender o papel de diferentes procedimentos de avaliação adequados a diferentes idades
⁃ Demonstrar uma compreensão das implicações da aprendizagem intercultural na planificação e seleção de recursos
⁃ Incorporar atividades de aprender a aprender na planificação
⁃ Compreender as especificidades de planificação de curto e longo prazo
⁃ Aplicar critérios na conceção e avaliação de materiais
⁃ Reconhecer a importância de procedimentos de colaboração e transição

Pré-requisitos

Conteúdo

⁃Um olhar sobre a criança aprendiz de línguas
⁃Gestão da sala de aula e rotinas
⁃O uso da L1 e da L2
⁃Estilos de aprendizagem
⁃A integração de capacidades (ouvir, falar, ler, escrever e pensar)
⁃O uso da música, canções e rimas
⁃O uso de histórias e técnicas de contar, álbuns ilustrados e contos traditionais
⁃Actividades de sequenciamento e estrutura das aulas
⁃Abordagens avaliativas
⁃A componente intercultural da aprendizagem de línguas
⁃Trabalho em pares e em grupo
⁃Aprender a aprender e autonomia do estudante
⁃Planificação de curto e longo prazo
⁃Materiais: avaliação e conceção
⁃Colaboração com professores e ligações com a casa e a escola
⁃Transição para o 2º ciclo

Bibliografia

BREWSTER, Jean; ELLIS, Gail with GIRARD, Dennis (2002) The Primary English Teacher’s Guide, New Edition, Harlow: Pearson Education
CAMERON, Lynne (2001) Teaching English to Young Learners, Cambridge: Cambridge University Press.
CURTAIN, Helena; DALHBURG, Carol Ann (2010) Languages and children. Making the match: new languages for young learners, Grades K-8 (4th Edition), New York: Pearson
HALLIWELL, Susan (1993), Teaching English in the Primary Classroom, London: Longman.
McKAY, Penny (2006), Assessing Young Language Learners, Cambridge: Cambridge University Press.
MOON, Jayne (2000), Children Learning English, Oxford: Macmillan.
MURPHY, Victoria A. (2014), Second Language Learning in the Early School Years: Trends and Contexts, Oxford: Oxford University Press.
PINTER, Annamaria (2009), Teaching young language learners, Oxford: Oxford University Press.
READ, Carol (2007), 500 Activities for the Primary Classroom, Oxford: Macmillan.

Método de ensino

O seminário combina teoria e prática com um forte elemento de reflexão sobre a experiência pessoal. Muitos dos conceitos, metodologias e abordagens serão desenvolvidos utlizando uma abordagem experiencial, com os participantes ensaiando atividades e refletindo acerca da sua aplicação.
Nas sessões utilizar-se-ão estratégias tais como sessões de loop input, discussões, avaliações críticas de métodos e materiais, apresentações individuais e em grupo, vários trabalhos individuais, em pares e em grupo, oportunidades para praticar micro-ensino, trabalhos escritos e a criação mais prática de materiais e recursos.
As sessões favorecerão a interação, valorizando contribuições reflexivas pertinentes. Aos participantes é exigido que participem quer nos trabalhos teóricos quer nos práticos.

Método de avaliação

A participação regular e pertinente durante as sessões é avaliada (40%) os estudantes devem apresentar trabalhos teóricos e práticos ao longo do semestre (60%).

Cursos