
Didática da Educação Musical II (Teoria da aprendizagem musical) - 2. semestre
Código
722160095
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Professor responsável
Helena Rodrigues
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Adquirir conhecimentos relativos aos conteúdos da teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon.
2. Aplicar a teoria de aprendizagem musical em diferentes contextos educativos.
3. Adquirir capacidades de reflexão crítica sobre situações de ensino-aprendizagem a partir deste referencial
teórico.
4. Adquirir ferramentas de meta-aprendizagem dentro desta abordagem pedagógica.
5. Desenvolver competências musicais práticas.
Pré-requisitos
Conteúdo
A) Fundamentos e elementos da teoria de aprendizagem musical. Contributos para a Psicologia da Música e para a Pedagogia Musical.
B) Audiação preparatória e orientação musical informal. Observação e vivência de situações práticas neste nível de desenvolvimento musical.
Estudo de casos a partir dos projectos BebéBabá e do projecto Opus Tutti.
C) Tipos e estádios de audiação. Actividades de aprendizagem sequencial e actividades de sala de aula.
Sistemas silábicos móveis: solfejo tonal e solfejo rítmico. Processos de aprendizagem: discriminação e
inferência. Criatividade e improvisação.
O curriculum Jump Right In e o ensino de instrumentos musicais.
Estudo de caso a partir do projecto Grande Bichofonia.
D) Problemas de medida e avaliação no estudo do desenvolvimento musical.
Bibliografia
Bluestine, E. (2000). The ways children learn music. Chicago: GIA.
Gordon, E. (2008). Teoria de Aprendizagem Musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Gordon, E. (2000). Teoria de Aprendizagem Musical: Competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Gordon, E. (2000). Rhythm: Contrasting the implications of audiation and notation. Chicago: GIA.
Rodrigues, H., & Rodrigues, P. (2003). BebéBabá: Da musicalidade dos afectos à música com bebés. Porto: Campo das Letras.
Rodrigues, H., & Rodrigues, P. (no prelo). Arte de ser professor. O projecto musical e formativo Grande
Bichofonia. Lisboa: Colibri.
Runfola, M., & Taggart, C. (2005). The development and practical application of music learning theory. Chicago: GIA.
Valerio, W. et al (1998). Music Play. Chicago: GIA.
Método de ensino
Vivências musicais seguindo técnicas utilizadas pela abordagem pedagógica em estudo.
Análise e discussão de textos.
Observação e discussão de filmes em que o modelo da teoria de aprendizagem musical serviu como fonte de inspiração.
Simulação de situações de ensino.
Aulas expositivas apresentando o modelo da teoria de aprendizagem musical.
Método de avaliação
Produção de documentos/ actividades propostas ao longo das aulas- 70%
Apresentação final de um documento/ actividade musical seguindo os princípios da teoria de aprendizagem musical - 30%