Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Didática da Educação Musical III (Currículos e Programas) - 2. semestre

Código

722160096

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

10

Professor responsável

Maria de São José Côrte-Real

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

- Compreender os diferentes modelos de ensino da educação musical na sua articulação com o processo de desenvolvimento curricular;
- Compreender as orientações curriculares e metas de aprendizagem do ensino da música, promovendo o ensino e aprendizagem musicais nos seus múltiplos contextos educativos e níveis de ensino;
- Aplicar, no âmbito da sua actuação profissional, competências musicais e relacionais à prática da educação musical;
- Diversificar estratégias de ensino e aplicá-las face a diferentes problemas de aprendizagem, no âmbito de uma visão pluralista da cultura, pedagogia e didáctica da música;
- Analisar criticamente manuais escolares;
- Desenvolver capacidades de pesquisa, recolha e análise crítica de informação, bem como de formulação de problemas resultantes da prática educativa;
- Criar projectos de planeamento, desenvolvimento e promoção do ensino e aprendizagem da música, tendo em vista a sua posterior aplicação no terreno.

Pré-requisitos

Conteúdo

Caracterização, análise e discussão crítica de documentos oficiais da regulação da disciplina de Educação
Musical, nomeadamente:
Organização curricular e programas oficiais;
Currículo Nacional do Ensino Básico - Competências Essenciais;
Os currículos Manhattanville Music Curriculum Program e Jump Right In
Dimensões da aprendizagem musical no seu enquadramento curricular e etário: audição, compreensão
sonora, performance, leitura e escrita notacional, conhecimento teórico, improvisação, composição,
criatividade e experimentalismo sonoro; inter e multidisciplinaridade do conhecimento.
Organização e planeamento do ensino: contextos e finalidades da intervenção educativa, actividades
sequenciais, instrumentos, estratégias e modelos de comunicação e modalidades de avaliação.

Bibliografia

Clements, A. C. (Ed.) (2010). Alternative approaches in music education: Case studies from the field. Lanham: Rowman & Littlefield.
Conway, C., & Hodgman, T. (2006). Handbook for the beginning music teacher. Chicago: GIA Publications
Gordon, E. E. (2011). Learning sequences in music: A contemporary music learning theory (2012 Edition). Chicago: GIA.
Green, L. (2014). Hear, listen, play! : How to free your students´ aural, improvisation, and performance skills. New York: Oxford University Press.
Hallam, S., & Creech, A. (2010). Music education in the 21st century in the United Kingdom: Achievements, analysis and aspirations. London: Institute of Education.
Paynter, J., & Mills, J. (2008). Thinking and making : Selections from the writings of John Paynter on music in education. Oxford:Oxford University Press.
Schafer, M. R. (1992). O ouvido pensante. São Paulo: UNESP.
Swanwick, K. (2015). A developing discourse in music education: The selected works of Keith Swanwick. London: Routledge.
Wuytack, J., & Boal Palheiros, G. (1995). Audição musical activa. Porto: Associação Wuytack de Pedagogia Musical.

Método de ensino

Exposição teórica dos conteúdos programáticos (recursos à apresentação em power point)
Análise e discussão de textos, vídeos ou outros documentos.
Exercícios práticos de simulação recriando diferentes contextos de ensino-aprendizagem em música

Método de avaliação

A avaliação será efectuada com base nos seguintes elementos:
1) Duas apresentações individuais devidamente planificadas de atividades de ensino-aprendizagem
específicas, aplicando técnicas e instrumentos pedagógicos direcionadas ao ensino básico, cada qual com um peso de 50% (25% + 25%);
2) Exercício escrito a partir de um artigo científico, integrando questões alusivas à prática docente /
investigação em Educação Musical. Este teste será classificado entre 0 e 20 valores e terá um peso de 40% na classificação final;
3) Assiduidade, realização das tarefas lectivas e auto-avaliação (10%).

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