Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Prática de Ensino Supervisionada em História - 2. semestre

Código

722171269

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

45

Professor responsável

António Camões Gouveia, Raquel Pereira Henriques

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Demonstrar sentido de responsabilidade deontológica, participando de forma rigorosa, crítica e atenta nas
actividades do núcleo da Prática de Ensino Supervisionada, nas actividades escolares propostas e com todos
os diferentes interlocutores.
b) Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos e didácticos na planificação, execução e
avaliação de planos curriculares e actividades de complemento curricular específicas do ensino da História.
c) Planificar respeitando o conhecimento científico, as orientações curriculares e a adequação às
necessidades dos educandos.
d) Seleccionar recursos diversificados, pertinentes e adequados, de forma gradualmente autónoma.
e) Promover o desenvolvimento de práticas pedagógico-didácticas motivadoras, diferenciadas e autoreguladas.
f) Conceber e explorar situações de aprendizagem significativas.
g) Contribuir para a promoção de práticas valorizadoras e integradoras de diferentes saberes e culturas.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

a) Observação e análise de contextos educativos diversificados.
b) Propostas para contornar constrangimentos do desenho curricular.
c) Planificação de aulas e unidades de ensino.
d) Concepção de materiais, recursos e elementos de avaliação, incluindo modalidades de avaliação
diagnóstica, formativa e sumativa.
e) Leccionação de aulas e unidades temáticas.
f) Adaptação dos conteúdos científicos e metas curriculares da História ao contexto educativo e a
necessidades individuais dos estudantes.
g) Avaliação crítica de metodologias e recursos.
h) Planificação e implementação de projectos de integração escolar.
i) Educação para a cidadania intercultural.
j) A prática reflexiva e a auto-avaliação.
k) Trabalhar de forma colaborativa.
l) A ética da profissão docente.

Bibliografia

ALARCÃO, Isabel (Org.) (2000). Escola Reflexiva e Supervisão – Uma escola em Desenvolvimento e
Aprendizagem. Porto: Porto Editora.
FERNANDES, Domingos (2008). Avaliação do desempenho docente: desafios, problemas e oportunidades.
Cacém: Texto Editores.
GÂMBOA, Rosário (2004). Educação, ética e democracia. A reconstrução da modernidade em John Dewey.
Lisboa: Edições ASA
NÓVOA, António (2009). Professores. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa.
PERRENOUD, Philippe (2002). Aprender a negociar a mudança em educação. Novas estratégias de inovação.
Lisboa: Edições ASA.
SCHMIDT M. Auxiliadora e BARCA, Isabel (Org.) (2009). Aprender História: perspectivas da educação histórica. Ijuí/Brasil: Editora Unijuí.
SERPA, Margarida da Silva Damião (2010). Compreender a avaliação. Fundamentos para Práticas Educativas. Lisboa: Edições Colibri.
TRINDADE, Rui (2002). Experiências educativas e situações de aprendizagem – novas práticas pedagógicas.
Porto: Edições ASA.

Método de ensino

Supervisão numa perspectiva prescritiva, colaborativa e reflexiva, conduzindo a uma reflexão sobre a
actividade docente e sobre o desenvolvimento profissional e pessoal.
Participação em todos os trabalhos efectuados pelo núcleo da Prática de Ensino Supervisionada.
Promoção de actividades de integração na comunidade educativa.
Execução científica e didacticamente rigorosa de aulas e/ou projectos adequados a diferentes contextos.
Adequação dos métodos e materiais aos programas de História e características das turmas.
Responsabilidade, autonomia e capacidade reflexiva a propósito do desempenho profissional.

Método de avaliação

Avaliação contínua nas modalidades de avaliação formativa e sumativa respeitante a todo o trabalho
desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada.

Cursos