Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Organização de Projetos Educativos em História - 1. semestre

Código

722171270

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

10

Professor responsável

Raquel Pereira Henriques

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

- Analisar projectos educativos desenvolvidos e a desenvolver nas escolas
- Conhecer as competências dos órgãos de gestão escolar
- Partilhar experiências de trabalho diferentes
- Promover a integração entre teoria e prática lectiva
- Conceber materiais necessários aos docentes em estágio para a sua actividade profissional
- Reflectir sobre várias utilidades do saber histórico e a sua aplicação prática
- Interiorizar a necessidade de construir um projecto pessoal de formação

Pré-requisitos

Conteúdo

Documentos estruturantes para as escolas
. Projecto Educativo de Escola
. Projecto Curricular de Grupo / Turma
. Planos anuais e plurianuais de actividades
. Trabalho de Projecto
A disciplina de História na oferta curricular diferenciada
. Projecto Educativo de Currículos Específicos Individuais (PECEI)
. Turmas de Percurso Curricular Alternativo (PCA)
. Turmas de Cursos de Educação e Formação (CEF)
Transversalidades
. Educação para a Cidadania
. Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação em História (TIC)
. Utilização do Património e da História Local e Regional
. A escola vai ao museu
. Aproveitamento didáctico do património
. A toponímia e a estatuária: exploração didáctica
. Objectos e actividades económicas: exemplos de aplicação didáctica
Construção de um projecto pessoal de formação contínua

Bibliografia

BARROSO, João (1995). Para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola. Lisboa: IIE
CABRAL, Clara Bertrand (2011). Património cultural imaterial. Lisboa: Ed. 70
COSME, Ariana e TRINDADE, Rui (2001). Área de Projecto. Percursos com sentidos. Porto: Edições ASA.
LEITE, Carlinda; GOMES, Lúcia e FERNANDES, Preciosa (2001). Projectos curriculares de escola e turma.
Conceber, gerir e avaliar. Porto: Edições ASA.
LEITE, Elvira; VICTORINO, Sofia (2008). Serralves - Projectos com escolas. Porto: Fundação de Serralves.
LIMA, Licínio C. (Org.) (2010). Perspectivas de análise organizacional das escolas. V.N.Gaia: Fund. Manuel Leão.
MARTINS, Guilherme d´Oliveira (2009). Património, herança e memória. A cultura como criação. Lisboa:
Gradiva.
PERRENOUD, Philippe (2002). Aprender a negociar a mudança em educação. Novas estratégias de inovação. Lisboa: Edições ASA.
SEMEDO, Alice; LOPES, J. Teixeira (Coord.) (2006). Museus, discursos e representações. Porto: Ed.
Afrontamento.

Método de ensino

50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
. Problematização de informação teórica, análise de diplomas legais e de projectos e a sua aplicação prática na comunidade educativa.
. Organização de projectos educativos adequados a diferentes objectivos e contextos.
a) Participação e elaboração de trabalhos em aula (40%);
b) Trabalho escrito e respectiva apresentação oral (60%): optar por um projecto de trabalho que tenha
desenvolvido ou que pretenda desenvolver durante a Prática de Ensino Supervisionada em História e os
respectivos materiais.

Método de avaliação

50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
. Problematização de informação teórica, análise de diplomas legais e de projectos e a sua aplicação prática na comunidade educativa.
. Organização de projectos educativos adequados a diferentes objectivos e contextos.
a) Participação e elaboração de trabalhos em aula (40%);
b) Trabalho escrito e respectiva apresentação oral (60%): optar por um projecto de trabalho que tenha
desenvolvido ou que pretenda desenvolver durante a Prática de Ensino Supervisionada em História e os
respectivos materiais.

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