
Estudos do Ambiente em contexto multidisciplinar
Código
722171276
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Objectivos
1. apresentar convergências e polissemias dos conceitos associados à questão ambiental;
2. analisar limites e definições de domínios académicos de inspiração ecológica com
génese na multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
3. discutir os benefícios de uma abordagem holística no contexto do Antropoceno;
4. identificar dificuldades decorrentes da conciliação de paradigmas, objectos, escalas e
linguagens diferenciadas
5. equacionar problemas ambientais e trabalhar na formação de equipas num quadro
multidisciplinar.
Pré-requisitos
Conteúdo
Na disciplina são abordados conteúdos teóricos e estudos de caso, referentes aos seguintes temas:
1. Natureza, Ambiente, Paisagem e outros conceitos polissémicos.
2. Ecologia, Sustentabilidade e Resiliência: significado e uso comum.
3. Génese e desenvolvimento da preocupação ambientalista nas Humanidades e Ciências
Sociais. Consequências disciplinares e literacia ecológica. A diferença entre as \"duas
culturas\": de P. Snow (1959) até à actualidade. Emergência de novas áreas académicas e
terminologias (e.g. pegada ecológica, serviços dos ecossistemas e capital natural).
4. Compreender o Antropoceno: a) implicações para a história do planeta; b) questões à escala local e regional.
Bibliografia
[apenas livros, esta lista não contém artigos ou outros recursos a distribuir]
Cronon, William (Ed) Uncommon Ground. Rethinking the human place in Nature. New York: W. W Norton & Company, 1995.
Diamond, Jared. Collapse: How Societies Choose to Fail or Succeed. Viking press, 2005.
Hamilton, Clive; Gemenne, François and Christophe Bonneuil (Eds.). The Anthropocene and
the Global Environmental Crisis: Rethinking modernity in a new epoch. Oxon: Routledge, 2015.
Iovino, Serenella and Serpil Oppermann (Eds.). Environmental Humanities. London: Rowman & Littlefield International , 2016.
Kareiva, Peter and Michelle Marvier. Conservation Science: Balancing the Needs of People
and Nature. W. H. Freeman, 2014.
Robbins, Paul; Hintz John and Sarah A. Moore. Environment and Society: A Critical
Introduction. Wiley‐Blackwell, 2014.
Trischler, Helmuth (Ed.). Anthropocene. Envisioning the Future of the Age of Humans. Munich: Rachel Carson Center for Environment and Society, 2013.
Método de ensino
As aulas incluem uma componente expositiva, mas onde a participação ativa dos alunos será valorizada. Para além disso, de forma intercalada, uma parte das aulas será dedicada a actividades de discussão.
Método de avaliação
Os alunos serão avaliados através de três instrumentos: a participação nos debates em sala de aula que vale 20% da nota final; uma proposta de projecto de investigação na área do Ambiente, elaborada em pequenos grupos de trabalho, na qual se justificam e explicitam as tarefas desenvolvidas por cada um dos membros de uma equipa multidisciplinar (20%); um trabalho individual que consiste no aprofundamento do esquema montado em grupo, desenvolvendo o programa de uma das tarefas indicada (60%).