Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Percursos, Fontes e Métodos em História do Ambiente

Código

722171277

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Objectivos

1. Aprender a investigar em História do Ambiente;
2. Identificar percursos de reconhecimento, avaliação e seleção de fontes para a pesquisa histórica num contexto de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade;
3. Conhecer tipologias de fontes relevantes para a História do Ambiente;
4. Identificar e ultrapassar dificuldades decorrentes de lacunas em séries de fontes escritas ou outras;
5. Conhecer métodos de análise e de validação dos dados, incidindo sobre contextos de produção e significação, expressa e ausente;
6. Valorizar a integração de dados de proveniência diversa;
7. Valorizar a preservação de fontes.

Pré-requisitos

Conteúdo

1. A construção de um percurso: da pergunta às fontes
2. Tipo de fontes: escritas, audiovisuais, orais, materiais, naturais e outras
3. Contexto de produção e arquivos
4. Abordagem à leitura de paisagens e outros dados não escritos
5. Métodos de análise e cruzamento de fontes
6. Problemas de preservação de fontes escritas e não escritas

Bibliografia

Agnoletti, Mauro (Editor), Italian Historical Rural Landscapes Cultural Values for the Environment and Rural Development, Springer, Dordrecht Heidelberg London NewYork, 2013
Arnold, F. Ellen, “Engineering Miracles: Water Control, Conversion and the Creation of a Religious Landscape in the Medieval Ardennes”, Environment and History 13 (2007): 477–502 Gomes, Rosa Varela &Gomes, Mario Varela (coord), The Management of Iberian Forest resources in the Early Modern Shipbuilding History and archaeology, ForSeaDiscovery Project, (PITN‐GA‐2013‐607545), Lisbon, 2015
Oberholzner, Frank, “From an Act of God to an Insurable Risk: The Change in the Perception of Hailstorms and Thunderstorms since the Early Modern Period”, Environment and History, 17 (2011): 133‐152
Werner, Michael & Zimmermann, Bénédicté, “Beyond comparison: Histoire Croisée and the challenge of Reflexivity”, History and Theory, 45 (2006), 30‐50

Método de ensino

As aulas terão caráter expositivo contando‐se com participação e discussão temáticas por parte dos alunos, com base em textos previamente distribuídos para cada uma das sessões.
Em algumas situações, prevê‐se a exposição em sistema de vídeo‐conferência.

Método de avaliação

A avaliação basear‐se‐á nos seguintes elementos: participação na discussão em aula dos textos propostos (20%); ensaio escrito (80%, 60% para a elaboração e 20% para a discussão).
Os trabalhos poderão ser individuais ou em grupo, desde que, neste último caso, a participação de cada pessoa esteja claramente identificada.

Cursos