Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História do Ambiente: teoria e prática

Código

722171278

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Objectivos

1. Compreender o que é a História do Ambiente
2. Entender a relação dos agentes sociais no contexto espácio‐temporal em que ocorrem transformações em ambientes terrestres ou aquáticos, considerando possibilidades e limitações culturais, técnicas, científicas, materiais e geográficas.
3. Analisar como as condições, limitações e possibilidades existentes orientaram a revolução científica, técnica, agroindustrial, urbana, industrial, tecnológica e ambiental.
4. Por módulos temáticos, analisar os processos históricos que resultaram em impactos sobre o Ambiente procurando evitar algumas distorções de análises post‐factum.
5. Refletir sobre as ideias que presidiram à transformação ambiental realizada desde 1400s.
6. Equacionar a forma como os conhecimentos, ideologias e paradigmas baseados nos processos históricos contribuem para definir políticas de Ambiente.
7. Apresentar a História do Ambiente como instrumento de planeamento actual e futuro da gestão ambiental.

Pré-requisitos

Conteúdo

Serão abordados conteúdos teóricos e estudos de caso, referentes aos seguintes temas da relação do homem com o Ambiente:
1. História do Ambiente: origem, fundamentos, valências e contributos para o planeamento ambiental no mundo atual; evoluções conceptuais; “escolas de pensamento” euro‐anglo‐americana, latino‐americana, euro‐asiática, indo‐chinesa, africana subsariana.
2. Caça, agricultura e pecuária, floresta e fogo; fugir e sobreviver, conhecer e moldar, transformar e manter.
3. Compreender e ajustar: a terra e a água, rios, arquitetura e hidráulica. Conviver com a dinâmica da natureza. Ocupação de solos e cheias: calamidades públicas um problema moderno, cheias um bem antigo.
4. Fruir no domínio do conhecido. O litoral, o mar e os recursos marinhos: pesca, armada e estaleiros; que impactos na costa e na paisagem terrestre?
5. O domínio do risco: império de além‐mar, circulação de organismos vivos e de materiais; as transformações dos territórios no mundo global: no point return.
6. A infinita possibilidade da ciência e das técnicas modernas. Industrialização e urbanização: e no mundo tudo mudou.
7. Os transportes: reduzir distâncias e aumentar a degradação ambiental.
8. A energia que move o mundo: desenvolvimento, poder e conflito.
9. Extração de recursos e poluição. Indústria da guerra, pandemias, fome e pobreza.
10. Âncoras da memória coletiva: paisagem e construção de identidade.
11. A consciência da crise ambiental enquanto factor de aproximação dos povos?

Bibliografia

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Fernandez, Sara & Trottier, Julie, “Canals Spawn Dams? Exploring the Filiation of Hydraulic Infrastructure”, Environment and History, 16 (2010): 97–123
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McNeil, John, “The Nature of environmental History”, History and Theory, 2003, 5‐43
Pádua, José Augusto, “ As bases teóricas da História Ambiental”, Estudos Avançados, 24 (68),
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Rohlan, Eleonora, “From Wood to Stone: The Risk Management of Swiss Re in The Sundsvall
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Brantz, Dorothee, “Risky Business’: Disease, Disaster and the Unintended Consequences of
Epizootics in Eighteenth‐ and Nineteenth‐Century France and Germany”, Environment and History, 17 (2011): 31‐51.

Método de ensino

Os seminários compreendem uma parte expositiva e discussão por parte dos alunos com base em textos previamente selecionados.

Método de avaliação

A avaliação basear‐se‐á nos seguintes elementos: participação na discussão em aula dos textos propostos (20%); ensaio escrito (80%, 60% para a elaboração e 20% para a discussão).
Os trabalhos poderão ser individuais ou em grupo, desde que, neste último caso, a participação de cada pessoa esteja claramente identificada.

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