Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Literatura e Ecologia

Código

722171280

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Formação ao Longo da Vida

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Objectivos

1) Apresentar a literatura enquanto veículo privilegiado para a descoberta e percepção de uma natureza (humana e natural) em constante mutação e reconceptualização;
2) Questionar visões antropocêntricas que reduzem o papel da natureza a um mero palco no desenrolar do drama humano, encorajando‐se uma reflexão da mesma como parte integrante desse mesmo retrato;
3) Explorar e articular noções de “fronteira”, “selvagem”, “contaminação”, assim como determinadas dicotomias, nomeadamente “urbano/industrial/rural”; “animal/humano”; “feminino/masculino”; “distopia/utopia”, entre outras;
4) Fomentar a compreensão da sociedade como um ecossistema complexo que não só se adapta (com variáveis graus de sucesso) ao ambiente em que se insere, como o transforma, e é por ele transformado, irremediavelmente;
5) Promover uma maior consciencialização e sensibilidade ambiental através de uma análise da ecologia literária demonstrando como humanidade e natureza se afectam e definem mutuamente.

Pré-requisitos

Conteúdo

Explorar‐se‐ão diversas representações do mundo natural (orgânico e inorgânico) na literatura partindo de análises textuais de várias épocas (séculos XIX‐XXI) e géneros literários (diários, romances, poemas, etc.), nacionais e internacionais, exemplificativos de várias dimensões da natureza, como:
1 – paradigmas ecocríticos. Antropocentrismo e biocentrismo;
2 – paisagens reais e literárias;
3 – dimensão identitária, espacial e temporal de território;
4 – património (natural, rural, urbano, cultural…);
5 – natureza e género;
6 – representações de fauna;
7 – representações de flora;

Bibliografia

Carroll, Joseph. Literary Darwinism: Evolution, Human Nature, and Literature. New York: Routledge, 2004.
Couple, L., The Green Studies Reader, from romanticism to ecocriticism. Ed. Routledge, London and New York, 2000.
Cronon, W. Uncommon Ground: Rethinking the Human Place in Nature. New York: Norton, 1995.
Garrard, G., Ecocriticism, Taylor&Francis Books Ltd, 2004
Glotfelty, Cheryll. The Ecocriticism Reader: Landmarks in Literary Ecology. Ed. Cheryll
Glotfelty and Harold Fromm. The University of Georgia Press: Athens, 1996.
Kroeber, K. Ecological Literary Criticism: Romantic Imagining and the Biology of Mind. New York: Columbia University Press, 1994.
Love, G., Practical Ecocriticism: Literature, Biology, and the Environment. Under the Sign of Nature: Explorations in Ecocriticism. University of Virginia Press, 2003.
Lynch, T., Glotfelty, C., Armbruster, K. The Bioregional Imagination: Literature, Ecology, and
Place. University of Georgia Press, 2012.
Rose, D., T. van Dooren, M. Chrulew, S. Cooke, M. Kearnes and E. O’Gorman. ‘Thinking Through the Environment, Unsettling the Humanities.’ Environmental Humanities, 1, 2012.
Williams, Raymond. The Country and the City. New York: Oxford UP, 1973.

Método de ensino

Regime de seminário expositivo com espaço para debate e discussão dos conceitos teóricos//temas/estudos de caso atempadamente disponibilizados para cada aula, promovendo uma participação activa dos alunos.

Método de avaliação

‐ A presença e participação dos alunos é valorizada (20%). Os textos/excertos descritivos para cada sessão serão disponibilizados atempadamente e deverão ser lidos e analisados antes de cada aula.
‐ Realização individual de um pequeno ensaio escolhendo um dos temas abordados nos conteúdos programáticos (máximo 4 páginas, TNR 12, espaço duplo), usando, para além da bibliografia base disponibilizada, um mínimo de 3 obras críticas não mencionadas (50%);
‐ Apresentação oral (30%).

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