Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Especialidade em Antropologia Filosófica - 2. semestre

Código

73203102

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

Mário Jorge Carvalho

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Distinguir sistematicamente a antropologia filosófica das perspectivas científicas: biológica, psicológica, teológica; desenvolver uma filosofia da antropologia
b) Pôr à prova os resultados da análise sistemática e desenvolver uma análise diacrónica das várias perspectivas antropológicas
c) Traçar as consequências científicas e filosóficas de teses não científicas baseadas em meros preconceitos ou pressupostos
d) Analisar os conceitos que metamorfoseiam o sentido “comum” de humano: v. g., radicalização moderna do humano como ser racional, pós-moderna como ser animal; fenomenológica como ser pessoal transcendente
e) Desconstruir ou “destruir” as \"imagens\" que, por não serem “filosoficamente” construídas, são desadequadas ou desajustadas
f) Radicalizar a questão: “o que é o homem?” e desfazer a confusão criada pela ininteligibilidade das teses tradicionais acerca do “humano”.
g) Analisar o “humano” no horizonte radical de transcendência, que continuamente tem de ser constituído.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Leitura(s) Filosófica(s) da Antígona de Sófocles
A Antígona representa um desafio para a Antropologia Filosófica. Por um lado, toca questões que são nucleares para esta disciplina; por outro, a peça é críptica (quer em muitas das suas componentes, quer no seu todo) e propõe o seu próprio enigma. Não espanta, portanto, que tenha dado lugar a interpretações bastante desencontradas e na verdade também a leituras filosóficas divergentes.
O propósito é discutir este complexo de problemas. Que é que a Antropologia Filosófica (sc. as diferentes concepções da Antropologia Filosófica e dos seus problemas) têm a dizer sobre a Antígona? E que é que a peça de Sófocles tem para dizer à Antropologia Filosófica e às suas diferentes correntes metodológicas e doutrinais? Como é que os dois lados se comportam uma vez postos em confronto um com o outro?
Este seminário “experimental” combina a análise aprofundada da peça com a discussão dos desafios que ela representa para a Antropologia Filosófica.

Bibliografia

Jebb, R. C. (Ed.) (1891). Sophocles The Plays and Fragments 3, The Antigone. Cambridge: Univ. Pr.
Campbell, L.(Ed.) (1879). Sophocles The Plays and Fragments I. Oxford: Clarendon Pr.
Bruhn, E. (Ed.) (1904). Sophokles IV, Antigone. Berlin: Weidmann
Müller, G. (1967). Sophokles, Antigone. Heidelberg: Winter,
Kamerbeek, J. C. (Ed.) (1978). The Plays of Sophocles 3, Antigone. Leiden: Brill
Brown, A. (Ed.) (1987). Sophocles Antigone. Warminster: Aris & Phillips
Griffith, M. (Ed.) (1999). Sophocles’ Antigone. Cambridge: C.U.P.
Susanetti, D. (Ed.) (2012). Sofocle Antigone. Roma: Carocci
Goheen, R. F (1951), The Imagery of Sophocles‘ Antigone. Princeton: Princeton Univ. Pr.
Rohdich, H. (1980). Antigone. Heidelberg: Winter
Utzinger, C. (2003). Periphrades Aner. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht
Oudemans, T. C. W. & Lardinois, A. P. M. (1987). Tragic ambiguity: anthropology, philosophy and Sophocles’ Antigone. Leiden: Brill
Steiner, G. (1984). Antigones. Oxford: Clarendon Pr.

Método de ensino

Unidade curricular de carácter teórico-prático.
Regime de Seminário.
Leitura, interpretação e comentário da Antígona de Sófocles. Análise e discussão de questões de interpretação (incluindo também questões sintáticas e semânticas), bem como de teses e problemas em causa no texto estudado.
As metodologias de ensino combinam a) uma análise exaustiva da Antígona (das suas diferentes partes, da respectiva conexão e do nexo com outras componentes do corpus sophocleum), b) a análise teórica de problemas filosóficos e c) a discussão de teses alternativas, objecções, contra-exemplos, etc.

Método de avaliação

Avaliação individual. Elaboração de um trabalho escrito de investigação, com cerca de 20 páginas, sobre tema combinado com o Docente, e discussão desse trabalho (3/4). Participação nas sessões do seminário – intervenções orais (1/4).

Cursos