
Seminário de Especialidade em Filosofia da Cultura - 2. semestre
Código
73203104
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
Luís Manuel Bernardo
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender a cultura como criação, apropriação e transformação dos homens.
b) Relacionar cultura com as diferentes expressões das representações humanas.
c) Problematizar a relação entre razão, cultura e diversidade cultural.
d) Discutir a temática da constituição e da transformação dos legados culturais.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
- Cultura e natureza; unidade e multiplicidade culturais.
- A dimensão cultural da filosofia.
- A Educação como transmissão cultural.
- Os processos de recepção.
- Mito e razão.
- A crítica da modernidade.
- A hermenêutica do sujeito.
- filosofia e literatura.
Bibliografia
Arendt, H. (2006). Between Past and Future. New York : Penguin.
Cassirer, E. (2010). Philosophie der symbolischen Formen. Hamburg : Felix Meiner.
Diderot, D. (1994). uvres. Paris : Robert Laffont.
Habermas, J. (1985). Der Philosophische Diskurs der Moderne. Frankfurt am Main : Suhrkamp.
Hegel, G. (1986). Phänomenologie des Geistes. Frankfurt am Main : Suhrkamp.
Foucault, M. (2001). Lherméneutique du sujet. Paris : Seuil.
Lorvellec, G. (2002). Culture et Education. Paris : LHarmattan.
Renaut, A. (1989). Lère de lindividu. Paris : Gallimard.
Ricoeur, P. (2015). Soi-même comme un autre. Paris : Seuil.
Taylor, C. (1989). Sources of the Self. The making of the modern identity. Cambridge, Massachussets: Harvard University Press.
Weil, E. (2000). Logique de la philosophie. Paris: Vrin.
White, M. (2005). A Philosophy of Culture: The Scope of Holistic Pragmatism. Princeton: Princeton University Press.
Método de ensino
Métodos de ensino: regime misto de Seminário e Orientação tutorial. Leitura, interpretação e comentário de textos. Análise e discussão de teses e problemas. Discussão dos projectos de investigação.
Método de avaliação
Participação nas actividades do seminário (30%); Apresentação, discussão e debate dos projectos (30%); elaboração de texto escrito com o formato de um artigo (40%).