Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Especialidade em Filosofia da Cultura - 2. semestre

Código

73203104

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

Luís Manuel Bernardo

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreender a cultura como criação, apropriação e transformação dos homens.
b) Relacionar cultura com as diferentes expressões das representações humanas.
c) Problematizar a relação entre razão, cultura e diversidade cultural.
d) Discutir a temática da constituição e da transformação dos legados culturais.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

- Cultura e natureza; unidade e multiplicidade culturais.
- A dimensão cultural da filosofia.
- A Educação como transmissão cultural.
- Os processos de recepção.
- Mito e razão.
- A crítica da modernidade.
- A hermenêutica do sujeito.
- filosofia e literatura.

Bibliografia

Arendt, H. (2006). Between Past and Future. New York : Penguin.
Cassirer, E. (2010). Philosophie der symbolischen Formen. Hamburg : Felix Meiner.
Diderot, D. (1994). Œuvres. Paris : Robert Laffont.
Habermas, J. (1985). Der Philosophische Diskurs der Moderne. Frankfurt am Main : Suhrkamp.
Hegel, G. (1986). Phänomenologie des Geistes. Frankfurt am Main : Suhrkamp.
Foucault, M. (2001). L’herméneutique du sujet. Paris : Seuil.
Lorvellec, G. (2002). Culture et Education. Paris : L’Harmattan.
Renaut, A. (1989). L’ère de l’individu. Paris : Gallimard.
Ricoeur, P. (2015). Soi-même comme un autre. Paris : Seuil.
Taylor, C. (1989). Sources of the Self. The making of the modern identity. Cambridge, Massachussets: Harvard University Press.
Weil, E. (2000). Logique de la philosophie. Paris: Vrin.
White, M. (2005). A Philosophy of Culture: The Scope of Holistic Pragmatism. Princeton: Princeton University Press.

Método de ensino

Métodos de ensino: regime misto de Seminário e Orientação tutorial. Leitura, interpretação e comentário de textos. Análise e discussão de teses e problemas. Discussão dos projectos de investigação.

Método de avaliação

Participação nas actividades do seminário (30%); Apresentação, discussão e debate dos projectos (30%); elaboração de texto escrito com o formato de um artigo (40%).

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