
Seminário de Especialidade em Filosofia Moral e Política
Código
73203106
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir a capacidade de análise no campo da filosofia moral e política, tendo em conta as correntes actuais do pensamento nestas matérias
b) Adquirir a capacidade de articular as relações entre a praxis ética e a praxis política, respeitando as exigências do diálogo e da tolerância
c) Poder apresentar um projecto de investigação nestas matérias, tendo em conta as condições de exequibilidade da investigação
d) Mostrar a capacidade de intervir em atividades de extensão universitária no campo da reflexão sobre a ética e a política
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
O seminário tem como tema a transparência e os seus limites. Partindo da concepção iluminista da transparência, enquanto valor estruturante da vida pública segundo a razão e, por conseguinte, requisito para uma verdadeira república, o programa irá centrar-se na discussão do segredo como elemento da chamada «razão de estado». Procurar-se-á, deste modo, evidenciar o eixo transparência-segredo como antítese insuperável na essência do político, em torno da qual se estruturam os vários tipos de possível organização de um agregado.
Bibliografia
Habermas, J. (1992). Strukturwandel der Oeffentichkeit, Newwied: Hermann Luchterhand Verlag; transl. by Burger, T. The Structural Transformation of the Pubic Sphere. Cambridge: Polity Press,
Koselleck, R. (1969). Kritik und Krise. Freiburg: Verlag Karl Albert.
Moynihan, D. P. (1998). Secrecy, New Haven & London: Yale University Press.
Platão (2008). O Político, trad. de Carmen Isabel Soares, Lisboa: Círculo de Leitores/Temas e Debates .
Richelieu (2008). Testamento Político. Trad. de Carlos Leone, Lisboa: Círculo de Leitores.
Schmitt, C. (1998). Catolicismo romano e forma política. Trad.de Alexandre Franco de Sá. Lisboa: Hugin Editores.
Sennett, R. (1978). The Fall of Public Man. London: Penguin Books.
Método de ensino
O curso recorre predominantemente a dois tipos de atividades, repartidas por dois momentos da aula. Durante a primeira hora, haverá uma exposição teórica dos conteúdos, seguida de formulação de questões pelos alunos e debate alargado sobre os pontos apresentados. Na segunda parte da aula, haverá lugar para a leitura, interpretação e análise dos textos em que se baseou a exposição de conteúdos.
Método de avaliação
A avaliação tem por base a elaboração de um trabalho previsamente proposto ao docente e por este orientado (80%). A frequência e participação nas aulas será também tida em conta (20%).