
Seminário de Especialidade em História da Filosofia - 2. semestre
Código
73203107
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
Marta Mendonça
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Desenvolver a capacidade de compreensão aprofundada e sistemática de diferentes períodos da História da Filosofia;
b) Desenvolver as competências, os métodos e as práticas adequados à investigação de diferentes períodos da História da Filosofia;
c) Desenvolver competências de análise dos conceitos e de outros operadores relevantes da Filosofia, identificando constantes, tensões, afinidades, divergências, etc.
d) Desenvolver a capacidade de relacionar os problemas específicos de determinados períodos da História da Filosofia com outros problemas e com outros períodos;
e) Aprofundar a compreensão do papel da tradição filosófica no próprio exercício da actividade filosófica.
f) Desenvolver a capacidade de situar sincrónica e diacronicamente o próprio objecto de investigação na tradição filosófica.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Contingência e conhecimento: Aristóteles, Tomás de Aquino, Suárez, Leibniz
O pensamento é necessitarista? É possível conceber uma inteligibilidade e uma lógica do contingente? Que relação há entre verdade, conhecimento fundado e contingência?
O seminário abordará estas questões, centrando-se na discussão dos futuros contingentes, tópico que originou uma das controvérsias mais vezes reeditada na história da filosofia.
Partindo da formulação proposta por Aristóteles em De Interpretatione, IX procurar-se-á:
a) Identificar os aspectos em causa na discussão dos futuros contingentes;
b) Identificar as estratégias adoptadas, os diversos planos lógico, epistémico, ontológico - em que elas se situam e as suas consequências;
c) Explorar variantes do problema formuladas ao longo da história da filosofia e as razões que as fundam.
d) Discutir a comensurabilidade das variantes e das soluções adoptadas.
Serão estudados textos de Aristóteles, Tomás de Aquino, Suárez e Leibniz.
Bibliografia
A more complete bibliography will be made available early in the course.
Aquinas, T. (1964). In Aristotelis libros Peri Hermeneias et Posteriorum analyticorum expositio cum textu ex recensione leonine. Cura et studio Raymundi M. Spazzi. Torino: Marietti.
Aristotle (1996). The categories, On Interpretation, Prior Analytics. Translated by H.P. and H. Cooke Tredennick. Cambridge, London: Harvard University Press.
Leibniz, G. W. (2009). Sämtliche Briefe und Schrifeten Zweite Reihe: Philosophischer Briefwechsel. Zweiter Band: 1686-1694. Berlin: Akademie Verlag.
Suárez. F. (1856-1878). Disputationes metaphysicae. In Opera Omnia, vols. 25-26, Paris: Ludovicus Vivès.
Método de ensino
O curso terá uma natureza teórico-prática, funcionando em regime de seminário. A metodologia dominante será a da análise de textos, sobretudo fontes. O fio condutor do seminário oscilará entre uma abordagem cronológica dos textos dos autores e uma análise comparativa das suas posições. Serão objecto de análise: o modo como o problema da pensabilidade do contingente se formula, em que medida a definição dos conceitos em causa neste problema determinam a sua solução, que objeccções tem que enfrentar cada autor, que compromissos tem que assumir, são ou não comensuráveis as posições em confronto.
Método de avaliação
Participação oral nas sessões do seminário (35%).
Elaboração de um trabalho escrito (entre 18000 e 25000 caracteres, incluindo espaços) sobre um tema a acordar no início do semestre (65%).