
Seminário de Especialidade em Lógica e Filosofia da Linguagem - 2. semestre
Código
73203108
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
João Sàágua
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Fomentar a capacidade de análise e de rigor de raciocínio no exame crítico das teses, argumentos e debates sobre os problemas da lógica e da filosofia da linguagem.
b) Adquirir a capacidade de descobrir novos modos de analisar um problema e de fundamentar rigorosamente os argumentos apresentados.
c) Desenvolver a capacidade de diálogo e de comunicação no debate de ideias com todos os participantes no Seminário.
d) Participar ativamente nas discussões mais relevantes que ocupam as publicações, colóquios e conferências, tanto nacionais como internacionais, com ideias novas e argumentos próprios.
e) Desenvolver e concretizar novas iniciativas, tanto no âmbito universitário como no âmbito social mais alargado, que visem promover o interesse e a exigência do rigor e clareza no pensamento e na argumentação.
f) Estabelecer com cada participante do Seminário projectos de pesquisa e de investigação inovadora, de acordo com os temas e autores a serem tratados nas respetivas teses.
g) Colaborar e orientar os participantes no plano de estudos, leituras e pesquisas, de modo a conhecerem bem o estado da arte ou o status quaestionis mais relacionado com os respetivos trabalhos e projetos de investigação.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
Frege: Lógica e Filosofia da Linguagem
O seminário incide sobre a contribuição fundamental de Frege tanto para a lógica como para a filosofia da linguagem. São analisados alguns textos-chave, nomeadamente Escrita Conceptual, os Fundamentos da Aritmética e As Leis Fundamentais da Aritmética, assim como Sobre Sentido e Referência e O Pensamento. Diferentes receções da filosofia de Frege no século XX são igualmente examinadas, sobretudo a realizada por Michael Dummett e pelos novos wittgensteinianos, entre os quais de destacam Cora Diamond e James Conant, responsáveis por uma revitalização do denominado princípio fregiano do contexto.
Bibliografia
Dummett, M. (1981). Frege: Philosophy of Language (2nd ed.). London: Duckworth.
Frege, G. (1966). Grundgesetze der Arithmetik, vol. I. Hildesheim: Georg Olms; (1964). The Basic Laws of Arithmetic. Berkeley: University of California Press.
Frege, G. (1988). Begriffsschrift. Hildesheim: Georg Olms; (1972). Conceptual Notation and Related Articles. Oxford: Clarendon Press.
Frege, G. (1988). Die Grundlagen der Arithmetik. Hamburg: Felix Meiner; (1992). Os Fundamentos da Aritmética. Lisboa: IN-CM.
Reck, E. H., ed. (2002). From Frege to Wittgenstein: Perspectives in Early Analytic Philosophy. Oxford: Oxford University Press.
Método de ensino
O método de ensino adotado combina leituras e comentários de textos em seminário com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.
Método de avaliação
Cada aluno deve realizar um trabalho escrito (60%), que será apresentado e discutido em aula (40%).