
Seminário de Especialidade em Psicolinguística - 1. semestre
Código
73213109
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
10
Professor responsável
Maria Sousa Lobo Gonçalves
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português e Inglês
Objectivos
No final desta Unidade Curricular, os alunos:
a) Dominam conceitos básicos dos debates atuais em psicolinguística, no quadro generativista.
b) Refletem sobre os princípios da biolinguística.
c) Aprofundam conhecimentos sobre literatura relevante na área da aquisição de L1, L2, Processamento e Variação Paramétrica, enquadrando-a nos debates em curso sobre a interação entre componentes envolvidas no uso e processamento da linguagem humana.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
O paradigma generativista
Do generativismo à biolinguística
O terceiro fator
Biolinguística o papel do conhecimento sintático
A variação linguística no paradigma da biolinguística
Desenvolvimento linguístico o que é linguagem, o papel do processamento e das rotinas
Desenvolvimento linguístico e problemas de desenvolvimento
O conhecimento linguístico no desenvolvimento de L2
Conhecimento sintático aquisição e variação.
Bibliografia
The Biolinguistic Enterprise:
New Perspectives on the Evolution and Nature of the Human Language Faculty (2013) Oxford University Press
Edited by Anna Maria Di Sciullo and Cedric Boecks
Phillips, C. (2013). On the nature of island constraints. I: Language processing and reductionist accounts. In J. Sprouse & N. Hornstein (eds.), Experimental syntax and island effects, pp. 64-108. Cambridge University Press.
Phillips, C. (2013). On the nature of island constraints. II: Language learning and innateness. In J. Sprouse & N. Hornstein (eds.), Experimental syntax and island effects, pp. 132-157. Cambridge University Press
Sprouse, J. & Lau, E.F. (2013). Syntax and the Brain. The Cambridge Handbook of Generative Syntax. Cambridge University Press, UK.
(other titles distributed during the course)
Método de ensino
Aulas expositivas.
Seminário com apresentação de artigos por alunos.
Discussão em aula de projetos de investigação.
Método de avaliação
Produção de artigo em inglês e apresentação oral de projeto de investigação.