Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Metodologias em História e Teoria das Ideias - 1. semestre

Código

73219100

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

Júlio Silva

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

Espera-se do aluno que:
a) Seja capaz definir a natureza e as principais tendências da História das Ideias
b) Identifique e relacione as principais temáticas da História das Ideias
c) Compreenda a complexidade das fontes e dos discursos da História das Ideias
d) Analise o processo de interpretação e escrita da História das Ideias.
e) Valorize a especificidade das múltiplas abordagens da História das Ideias
f) Percepção da importância da História das Ideias no campo político, religioso, filosófico, literário e científico.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1. Apresentação. Explicitação do tema.
2. Questões essenciais da História das Ideias
3. Breve panorâmica da história da História das Ideias
4. Análise das diferentes correntes historiográficas.
4.1. História Intelectual
4.2. História Conceptual
4.3. História das Mentalidades
4.4. História da Cultura
5. A História das Ideias e as Histórias das Ideias.

Bibliografia

Chartier, Roger (1988) A História Cultural entre Práticas e Representações, Lisboa, Difel.
Castro Osório de Zília (2002) Ideias Políticas (séculos XVII-XIX), Lisboa, Livros Horizonte
Evans, Richard J. (2000) Em Defesa da História, Lisboa, Temas & Debates.
Howell, Martha & Prevention, Walter (2001) From Reliable Sources. An Introduction to Historical Methods, Ithaca and London, Cornell University Press,
Pereira, José Esteves, (1992) Sobre a História das Ideias. Intervenções e Recensões, Lisboa, CHC/UNL.
Wilson, Norman J (2005)- History in Crisis? Recent Directions in Historiography, 2nd Edition, New Jersey, Prentice Hall.

Método de ensino

As aulas incluirão exposição de temas e problemas, seguida de discussão em regime de seminário, fundada em leituras programadas.

Método de avaliação

Participação oral nos trabalhos do Seminário (30% –exposições e debates) e elaboração de um ensaio em formato de artigo (70%).

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