Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Especialidade em Pensamento, Cultura e Política - 2. semestre

Código

73219103

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

Júlio Silva

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

Espera-se do aluno que:
a) Seja capaz de definir os principais movimentos e tendências do pensamento, cultura e política no século XIX e primórdios do século XX.
b) Identifique e relacione as principais temáticas do pensamento, cultura e política no século XIX e primórdios do século XX.
c) Compreende a complexidade das fontes e dos respectivos discursos do pensamento, cultura e política no século XIX e primórdios do século XX.
d) Analise o processo de interpretação e escrita do pensamento, cultura e política no século XIX e primórdios do século XX.
e) Valorize a especificidade das múltiplas abordagens do pensamento, cultura e política no século XIX e primórdios do século XX.

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

1 – Apresentação. Explicitação do tema
2 – O nascimento do mundo contemporâneo.
3 – O romantismo nos alvores da modernidade.
4 – O liberalismo.
5 – O positivismo.
6 – O fin-de-siècle.
7 - Perspectivas do século XX.

Bibliografia

Gusdorf, Georges(1971). Les Sciences Humaines et la Pensée Occidental, Vol IV Les Principes de la Pensée au Siècle des Lumières, Paris, Ed. Payot.
Gusdorf, Georges (1993). Le romantisme, Paris, Ed. Payot.
Manent, Pierre(1990), História Intelectual do Liberalismo. Rio de Janeiro, Imago Editora.
Ory, Pascal (1987) – Nouvelle Histoire des Idées Politiques, Paris, Hachette.
Rosanvallon, Pierre (2000). La Démocratie Inachevée. Histoire de la Souveraineté du Peuple en France, Paris, Éditions Gallimard.
Winock, Michel (1999) Le Siécle des Intelectuels, Paris, Éd. du Seuil.
Watson, Peter (2000). Historia Intelectual del Siglo XX, Barcelona, Ed. Crítica.

Método de ensino

As aulas incluirão exposição de temas e problemas, seguida de discussão em regime de seminário, fundada em leituras programadas.

Método de avaliação

Participação oral nos trabalhos do Seminário (30% –exposições e debates) e elaboração de um ensaio em formato de artigo (70%).

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