
Seminário de Especialidade em Pensamento, Cultura e Política - 2. semestre
Código
73219103
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
Júlio Silva
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
Espera-se do aluno que:
a) Seja capaz de definir os principais movimentos e tendências do pensamento, cultura e política no século XIX e primórdios do século XX.
b) Identifique e relacione as principais temáticas do pensamento, cultura e política no século XIX e primórdios do século XX.
c) Compreende a complexidade das fontes e dos respectivos discursos do pensamento, cultura e política no século XIX e primórdios do século XX.
d) Analise o processo de interpretação e escrita do pensamento, cultura e política no século XIX e primórdios do século XX.
e) Valorize a especificidade das múltiplas abordagens do pensamento, cultura e política no século XIX e primórdios do século XX.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
1 Apresentação. Explicitação do tema
2 O nascimento do mundo contemporâneo.
3 O romantismo nos alvores da modernidade.
4 O liberalismo.
5 O positivismo.
6 O fin-de-siècle.
7 - Perspectivas do século XX.
Bibliografia
Gusdorf, Georges(1971). Les Sciences Humaines et la Pensée Occidental, Vol IV Les Principes de la Pensée au Siècle des Lumières, Paris, Ed. Payot.
Gusdorf, Georges (1993). Le romantisme, Paris, Ed. Payot.
Manent, Pierre(1990), História Intelectual do Liberalismo. Rio de Janeiro, Imago Editora.
Ory, Pascal (1987) Nouvelle Histoire des Idées Politiques, Paris, Hachette.
Rosanvallon, Pierre (2000). La Démocratie Inachevée. Histoire de la Souveraineté du Peuple en France, Paris, Éditions Gallimard.
Winock, Michel (1999) Le Siécle des Intelectuels, Paris, Éd. du Seuil.
Watson, Peter (2000). Historia Intelectual del Siglo XX, Barcelona, Ed. Crítica.
Método de ensino
As aulas incluirão exposição de temas e problemas, seguida de discussão em regime de seminário, fundada em leituras programadas.
Método de avaliação
Participação oral nos trabalhos do Seminário (30% exposições e debates) e elaboração de um ensaio em formato de artigo (70%).