Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário da Especialidade de Educação, Sociedade e Desenvolvimento - 2. semestre

Código

73221104

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas

Créditos

10

Professor responsável

David Justino

Horas semanais

2

Língua de ensino

Português

Objectivos

a. Aquisição das capacidades de reflexão teórica e de sustentação empírica das relações entre educação, desenvolvimento social, económico e cultural nos diferentes contextos espacio-temporais, a partir de uma abordagem comparativa, especialmente ao nível macro;
b. Domínio dos grandes quadros teóricos interpretativos dessas relações;
c. Capacidade de operacionalizar os quadros de análise decorrentes dos processo de problematização que estão subjacentes àqueles quadros teóricos.
d. Capacidade de interpretar os processos e mecanismos de regulação dos sistemas de ensino de massas em contextos de transnacionalização das políticas educativas.
e. Capacidade de comunicação com os pares, a comunidade académica e a sociedade em geral sobre as questões e problemáticas das relações entre educação, organização social e dinâsmicas económicas e sociais.

Pré-requisitos


Conteúdo

1. Mitos, propósitos e concepções dos sistemas de educação de massas no século XIX.
2. Principais quadros teóricos sobre o desenvolvimento dos sistemas de educação de massas:
2.1 As teorias funcionalistas
2.2 As teorias historico-estruturalistas
2.3 As teorias da modernização e do capital humano
2.4 As teorias credencialistas
2.5 As teorias neo-institucionalistas
3. Para uma análise comparada do desenvolvimento dos sistemas de educação de massas.
4. O desenvolvimento do sistema educativo português em perspectiva histórico-comparada.
5. Sistemas e mecanismos de regulação dos sistemas nacionais de ensino.
6. Perspectivas de desenvolvimento: homogeneização ou diferenciação?

Bibliografia

Altbach, P. G, R. Arnove, & G. P. Kelly. Emergent Issues in Education. State UNYP, 1992.
Hallinan, M. T. Handbook of the Sociology of Education. Springer, 2006.
Halsey, A.H. Education: Culture, Economy and Society. Oxford UP, 1997.

Método de ensino

Exposição teórica por parte do Professor.
Trabalhos práticos com base em informação sistematizada fornecida pelo docente. Discussão em aula.

Método de avaliação

A avaliação consiste numa apresentação oral (20%), num trabalho escrito (60%) e na participação nas aulas (20%).

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