Faculdade de Ciências e Tecnologia

Projecto Individual II

Código

10172

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Química

Créditos

6.0

Professor responsável

Isabel Maria Rola Coelhoso, Joaquim Amaro Graça Pires Faia e Pina Catalão Lopes

Horas semanais

4

Total de horas

48

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitem:

- Compreender o processo de criação de valor associado a uma orientação empreendedora, desde a geração de ideias inovadoras às  decisões empresariais que levam à implementação no mercado, incluindo a informação chave para elaborar um plano de negócios e  fazer um “elevator pitch”;

- Ser capaz de, em autonomia, recolher a informação relevante e formular ideias de negócio e analisar os recursos necessários e a implementação do negócio, desde a produção à quantificação do mercado e forma de chegar a este, bem como calcular a rendibilidade do projecto;

- Conhecer os fundamentos, IGNOREes de informação e metodologias de análise e apresentação sintética de uma ideia de negócio –plano de negócios e “elevator pitch”-, conjugando geração de ideias, tecnologia, análise de mercado e marketing, equipa e instrumentos financeiros de avaliação da rendibilidade do projecto.

Pré-requisitos

Não há prerequisitos.

Conteúdo

1. Introdução ao Empreendedorismo e notas sobre engenharia de membranas e ideias de negócio

2. Geração de ideias de negócio

3. Propriedade Intelectual e industrial

4. Elevator Pitch

5. Plano de negócios

    a. Análise de mercado

    b. Estratégia e Marketing  mix

    c. Modelode negócio

    d. Quantificação financeira-rendibilidade

    e. Equipa

    f. Riscos e opções

6. Breve nota sobre getão de projectos

Bibliografia

Spinelli, S. and Adams, R., 2011, New Venture Creation:Entrepreneurship for the 21st Century, McGraw-Hill/Irwin

Byers, T., Dorf, R. and Nelson, A., 2010, Technology Ventures: From Idea to Enterprise, McGraw-Hill Science/Engineering/Math

Hisrich, R., Peters, M. and Shepherd, D., 2012, Entrepreneurship, McGraw-Hill/Irwin

Bhide, A., 1996, "The Questions Every Entrepreneur Must Answer", Harvard Business Review

Drucker, P., 2006, Innovation and Entrepreneurship, Harper Business

Drucker, P., 2002, "The Discipline of Innovation", Harvard Business Review

Shalman, W., Stevenson, H., Roberts, M. and Bhide, A., 1999, The Entrepreneurial Venture, Harvard Business Review Press

Katzenbach, J. and Smith, D., 1993, "The Discipline of Teams", Harvard Business Review

Durante o curso será eventualmente disponibilizado material adicional.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas e Orientação tutorial.

Método de avaliação

A avalição é realizada com base numa apresentação oral intermédia, a qual conta 20% para a nota final, e  uma avaliação final dividida numa parte oral, o “elevator pitch”, e um relatório, o plano de negócios, pesando, respectivamente, 30% e 50% na nota final.

Cursos