
Projecto Individual II
Código
10172
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Química
Créditos
6.0
Professor responsável
Isabel Maria Rola Coelhoso, Joaquim Amaro Graça Pires Faia e Pina Catalão Lopes
Horas semanais
4
Total de horas
48
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitem:
- Compreender o processo de criação de valor associado a uma orientação empreendedora, desde a geração de ideias inovadoras às decisões empresariais que levam à implementação no mercado, incluindo a informação chave para elaborar um plano de negócios e fazer um “elevator pitch”;
- Ser capaz de, em autonomia, recolher a informação relevante e formular ideias de negócio e analisar os recursos necessários e a implementação do negócio, desde a produção à quantificação do mercado e forma de chegar a este, bem como calcular a rendibilidade do projecto;
- Conhecer os fundamentos, IGNOREes de informação e metodologias de análise e apresentação sintética de uma ideia de negócio –plano de negócios e “elevator pitch”-, conjugando geração de ideias, tecnologia, análise de mercado e marketing, equipa e instrumentos financeiros de avaliação da rendibilidade do projecto.
Pré-requisitos
Não há prerequisitos.
Conteúdo
1. Introdução ao Empreendedorismo e notas sobre engenharia de membranas e ideias de negócio
2. Geração de ideias de negócio
3. Propriedade Intelectual e industrial
4. Elevator Pitch
5. Plano de negócios
a. Análise de mercado
b. Estratégia e Marketing mix
c. Modelode negócio
d. Quantificação financeira-rendibilidade
e. Equipa
f. Riscos e opções
6. Breve nota sobre getão de projectos
Bibliografia
Spinelli, S. and Adams, R., 2011, New Venture Creation:Entrepreneurship for the 21st Century, McGraw-Hill/Irwin
Byers, T., Dorf, R. and Nelson, A., 2010, Technology Ventures: From Idea to Enterprise, McGraw-Hill Science/Engineering/Math
Hisrich, R., Peters, M. and Shepherd, D., 2012, Entrepreneurship, McGraw-Hill/Irwin
Bhide, A., 1996, "The Questions Every Entrepreneur Must Answer", Harvard Business Review
Drucker, P., 2006, Innovation and Entrepreneurship, Harper Business
Drucker, P., 2002, "The Discipline of Innovation", Harvard Business Review
Shalman, W., Stevenson, H., Roberts, M. and Bhide, A., 1999, The Entrepreneurial Venture, Harvard Business Review Press
Katzenbach, J. and Smith, D., 1993, "The Discipline of Teams", Harvard Business Review
Durante o curso será eventualmente disponibilizado material adicional.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas e Orientação tutorial.
Método de avaliação
A avalição é realizada com base numa apresentação oral intermédia, a qual conta 20% para a nota final, e uma avaliação final dividida numa parte oral, o “elevator pitch”, e um relatório, o plano de negócios, pesando, respectivamente, 30% e 50% na nota final.