
Restauro de Ecossistemas e Requalificação Territorial
Código
10383
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
3.0
Professor responsável
José Carlos Ribeiro Ferreira, Maria Paula Oliveira Sobral
Horas semanais
3
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Facultar aos estudantes o domínio dos instrumentos para o restauro/reabilitação de ecossistemas degradados, de acordo com o estado da arte, e as melhores práticas para a requalificação de território.
2. Elaborar planos e projectos de restauro, mitigação e também de monitorização para a avaliação do sucesso das medidas implementadas nos projectos com vista à requalificação territorial pretendida.
3. Assegurar a ligação teórico-prática, permitindo uma avaliação no terreno das medidas e técnicas de restauro e requalificação implementadas ou a implementar, através do acesso a casos de estudo e/ou a projectos em execução.
Pré-requisitos
não se aplica
Conteúdo
Introdução.Conceitos básicos.
Aspectos teóricos do restauro ecológico e da requalificação territorial. Níveis de ambição.
Técnicas de restauro de ecossistemas e requalificação territorial de sistemas terrestres, de água doce e costeiros.
Elaboração de planos/projectos de restauro e requalificação territorial e de avaliação do sucesso das medidas implementadas. Enquadramento legal.
Casos de estudo em sistemas terrestres e aquáticos/costeiros
O programa incluirá seminários dados por investigadores e técnicos especialistas que trabalham em áreas de interesse da disciplina. bem como visitas de estudo a projectos em curso.
Bibliografia
Doyle, M and Drew, C. (eds) 2008. Large-Scale Ecosystem Restoration. SER International. Island Press, Washington.
Jensen. M., Bourgeron, PS. (Eds), 2001. A Guidebook for Integrated Ecological Assessments. Springer-Verlag New York Inc.
Gilbert, O., Anderson, P. 1998. Habitat Creation and Repair. Oxford University Press
Van Andel, J., Aronson, J. (eds) 2006. Restoration Ecology. The new frontier. Blackwell Publishing.
Walker, LR, Walker, J Hobbs, RJ (eds), 2007. Linking Restoration and Ecological Sucession. Springer, New York
Método de ensino
Os alunos realizaão um trabalho /projecto sobre um tópico específico da matéria e preferencialmente em ligação a um caso concreto no terreno, sempre que possível.
Nas primeiras semanas serão desenvolvidos os aspectos teóricos, após o que os alunos farão a sua própria pesquisa sob orientação dos professores no sentido de desenvolverem um espiríto crítico face às soluções propostas na literatura e/ou a propor no trabalho/projecto final.
Método de avaliação
Avaliação:
O aluno será avaliado através do seu desempenho o longo do semestre e em 3 momentos concretos: duas etapas de execução e a finalização de um trabalho /projecto sobre um tópico específico da matéria e preferencialmente em ligação a um caso concreto no terreno.
Trabalho/projecto - 1ª componente - 25 %
Trabalho/projecto - 2ª componente - 25 %
Trabalho/projecto - Documento final - 50 % - avaliado através de uma apresentação oral e respectiva discussão
Nota final - a nota final é arredondada à unidade e calculada pelas média das três componentes de avaliação (arredondadas à décima)
Frequência - Têm frequência os alunos que finalizem com sucesso as 2 componentes do trabalho. Alunos sem frequência não poderão entregar o trabalho final, nem concluir a cadeira.
Não há exame final.