
Energia e Alterações Climáticas
Código
10387
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
6.0
Professor responsável
João Miguel Dias Joanaz de Melo, Maria Júlia Fonseca de Seixas
Horas semanais
4
Total de horas
54
Língua de ensino
Português
Objectivos
Os estudantes devem adquirir conhecimentos sobre o funcionamento das instituições e instrumentos globais, sobre as relações entre a energia e as alterações climáticas à escala global, bem como sobre aspectos mais específicos de políticas e instrumentos de controlo das emissões de gases com efeito de estufa, nomeadamente à escala empresarial. Devem adquirir conhecimentos práticos no domínio do uso eficiente da energia e métodos de auditoria energética. Devem ainda adquirir um conhecimento geral sobre os sistemas energéticos, com destaque para as energias renováveis descentralizadas, e a sua importância para uma economia de baixo carbono. No final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
-Avaliar e elaborar as bases para uma estratégia de alterações climática a nível empresarial;
-Avaliar e criticar opções energéticas, com ênfase para as tecnologias de produção renovável;
-Elaborar um plano de eficiência energética de uma habitação.
Pré-requisitos
Os estudantes devem ter conhecimentos anteriores de ciências de engenharia, avaliação de impactes ambientais, economia e direito do ambiente.
Conteúdo
1 - Energia e alterações climáticas: relação complexa, perene e interdisciplinar. 2 - Panorama mundial sobre energia. 3 - O ciclo do carbono e stocks globais de carbono. 4 - Impactes, vulnerabilidades e adaptação às alterações climáticas. 5 - Quadro global de política e economia das alterações climáticas. 6 - Quadro europeu de política climática. 7 - Estratégias empresariais de combate às alterações climáticas. 8 - Recursos e tecnologias renováveis para produção de electricidade. 9 - Tendências de consumo de energia e de emissões de GEE em Portugal. 10 - Políticas e instrumentos para a eficiência energética. 11 - Plano energético doméstico. 12 - Tecnologias da energia - produção e uso. 13 - Conforto nos edifícios e opções de arquitectura. 14 - Certificação energética em edifícios residenciais. 15 - Eficiência energética na indústria. 16 - Metodologia de auditoria energética. 17 - Mobilidade sustentável. 18 - Avaliação integrada de sistemas energéticos.
Bibliografia
Houghton, J. (2009). Global Warming: The Complete Briefing. Cambridge University Press, 4th edition. ISBN: 0521709164.
Tester, J.W., Drake, E.M., Golay, M.W., Driscoll, M.J. and Peters, W.A. (2005). Sustainable Energy - Choosing Among Options. MIT Press, Cambridge, MA, US. ISBN: 0262201534.
Birnie, P.W., Boyle, A.E., Redgwell, C. (2009). International Law and the Environment. Oxford University Press, 3rd edition. ISBN: 0198764227.
IPCC Fourth Assessment Report (AR4), Contribution of Working Group II 2007. and Contribution of Working Group III , 2007. Cambridge University Press, Cambridge, United Kingdom and New York, NY, USA.
Método de ensino
Os métodos de ensino compreendem três formatos:
a) Aulas teóricas, com interpelação frequente dos alunos no sentido da sua participação nomeadamente através de apresentação de situações concretas sobre as quais devem manifestar uma opinião e/ou decisão.
b) Dois seminários dinamizados pelos alunos em que têm de apresentar um tema para discussão.
c) Execução de trabalhos com pesquisa teórica e prática.
Método de avaliação
A avaliação compreende: 1) Exercício "Eficiência de equipamento energético" (5%, individual); 2) Seminário "Estratégia energética para o século XXI (30%, grupo); 3) Seminário "Estratégias empresariais para as alterações climáticas" (20%, grupo); 4) Plano energético doméstico (45%, individual). Atrasos na entrega de trabalhos e ausência em aulas obrigatórias implicam penalizações na nota.