Monitorização de Sistemas Ambientais
Código
10394
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
6.0
Professor responsável
Francisco Manuel Freire Cardoso Ferreira, Maria Júlia Fonseca de Seixas
Horas semanais
4
Total de horas
56
Língua de ensino
Português
Objectivos
A disciplina contém uma forte componente de detecção remota como técnica essencial no trabalho de engenharia do ambiente. Duas áreas de trabalho (sistemas aquáticos e qualidade do ar) são depois utilizadas com o objectivo de compreender e estabelecer planos de amostragem e monitorização ambiental, trabalho esse também indispensável na área de sistemas ambientais.
Pré-requisitos
Nenhuns.
Conteúdo
Fundamentos de radiação electromagnética. Radiação solar. Processos de interacção com a atmosfera. Fundamentos tecnológicos: sensores, plataformas e satélites. Características básicas das imagens de satélite.
Processamento digital de imagem: correcção geométrica e radiométrica, análise em componentes principais, índices de vegetação.
Procedimento de classificação de imagens de satélite: áreas de treino, algoritmos de classificação . Procedimentos e estratégias de validação de imagens classificadas.
Monitorização de sistemas ecológicos. Monitorização de qualidade do ar. Definição de estratégias e procedimentos de amostragem e controlo e garantia de qualidade.
Bibliografia
Lillesand T.M. & Kiefer R.W., Remote Sensing and Image Interpretation 4th Ed, John Wiley & Sons, 2000
Dr. Nicholas Short''''''''''''''''s Remote Sensing Tutorial- NASA
Monitoring Plan for Portuguese Coastal Waters - Water Quality and Ecology How things work
EU CIRCA documents (WFD monitoring guidance)
Berthouex, P. M. and L.C. Brown, 1994. Statistics for Environmental Engineers, Lewis Publishers, Boca Raton, 335 pp.
Gilbert, R.O., 1987. Statistical Methods for Environmental Pollution Monitoring, Van Nostrand Reinhold, New York.
Lohr, S.L., 1999. Sampling: Design and Analysis, Duxbury Press, Pacific Grove.
Método de ensino
Dependendo da matéria em causa há uma componente mais expositiva versus uma componente mais orientada para a descoberta pelos alunos que aliás é consubstanciada com a realização de pequenos trabalhos em grupo. Em todas as aulas há um período de discussão sobre os elementos de conhecimento dos alunos e por eles recolhidos.
Método de avaliação
Três trabalhos em grupos com pequeno número de alunos (50%) (mínimo de 9,5 valores) e dois testes (25% cada) (mínimo de 9,5 valores no total).
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