
Tecnologia de Nanomateriais
Código
10417
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências dos Materiais
Créditos
6.0
Professor responsável
Regina da Conceição Corredeira Monteiro
Horas semanais
5
Total de horas
94
Língua de ensino
Português
Objectivos
Conhecer diferentes técnicas de processamento de pós, de fibras e de crescimento de filmes finos. Identificar vantagens e limitações das diferentes técnicas em função quer do tipo de material a obter, quer do processo em si. Conhecer a importância dos parâmetros de processo e saber fazer a selecção dos parâmetros de processo mais apropriados para o processamento de um dado material. Saber seleccionar as tecnologias a utilizar de acordo com o tipo de material a obter. Planificar as etapas de processamento em função quer das características do material a obter quer da aplicação visada.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
Módulo 1 – Tecnologia de pós
- Características desejáveis de um pó para processamento de materiais.
- Métodos de preparação de pós (Preparação por métodos mecânicos; Preparação por métodos químicos) . Métodos de preparação de pós por reacção no estado sólido. Métodos de preparação de pós por utilização de soluções líquidas (Métodos de síntese por processo hidrotérmico; pelo processo sol-gel ; pelo método de Pechini)
- Caracterização de pós. Classificação dos tipos de partículas. Classificação física (densidade, características granulométricas e morfológicas). Caracterização química.
Caracterização estrutural e caracterização da superfície.
Módulo 2 – Produção de nanoestruturas
- Preparação de diferentes tipos de nanoestruturas
:: Nanopartículas metálicas
:: Nanopartículas de óxidos metálicos
:: Nanofilmes de óxidos metálicos
- Influência dos parâmetros de produção
- Aplicações de nanoestruturas
Módulo 3 – Electrofiação (electrospinning)
Principios físicos
Parâmetros de controlo do processo;
Materiais e respectivas características;
Produção de nanofibras poliméricas e cerâmicas (em combinação com processo sol-gel).
Bibliografia
Os docentes dos módulos constituintes da disciplina disponibilizam literatura (textos e artigos e ainda cópias dos slides das aulas) para apoio ao estudo a realizar pelos alunos.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas (com recurso a meios informáticos). Estas aulas podem incluir uma parte para resolução de problemas e estudo de casos.
Aulas laboratoriais (dadas em diferentes laboratórios do DCM e CENIMAT, correspondentes a cada um dos módulos).
Método de avaliação
A avaliação da disciplina será feita em cada um dos Módulos constituintes.
A avaliação em cada Módulo consta de uma prova de avaliação escrita (E) e de uma avaliação da componente prática desse módulo (P). A prova de avaliação escrita (E) pode ser feita por teste, no final do módulo, ou por exame.
Nota do Módulo I (M1)
No caso do módulo I a avaliação é feita por um teste com componentes teórica e prática. Sendo que a componente prática incide sobre os trabalhos realizados no laboratório.
Nota do Módulo II (M2)
No caso do módulo II a avaliação é feita por um teste com componentes teórica e prática. Sendo que a componente prática incide sobre os trabalhos realizados no laboratório.
Nota do Módulo III (M3)
No caso do módulo III a avaliação é feita por um teste com componentes teórica e prática. Sendo que a componente prática incide sobre os trabalhos realizados no laboratório.
A nota final da disciplina (N)
N = (s1*M1+ s2*M2 + s3*M3)/(s1+s2+s3)
em que s1, s2 e s3 são o número de semanas de aulas em cada um dos módulos e M1, M2 e M3 são as notas obtidas em cada um dos módulos
Para aprovação na disciplina, N tem que ser igual ou maior que 10 e a nota no Módulo II deve ser igual ou superior a 10, com frequência relativa ás aulas práticas em todos os módulos. Com estas condições os alunos são dispensados de exame.
Os alunos dispensados de exame, para efeitos de melhoria de nota, deverão inscrever-se em exame, sendo que a avaliação será feita sobre a matéria de todos os módulos.
Alunos que tenham frequência relativa ás aulas práticas em todos os módulos, mas que não atingiram as condições de aprovação atrás referidas, podem ser avaliados em exame apenas a um dos módulos, mantendo-se as condições referidas para aprovação.