
Segurança Estrutural
Código
10441
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Civil
Créditos
3.0
Professor responsável
Eduardo Soares Ribeiro Gomes Cavaco, Valter José da Guia Lúcio
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Apreender conceitos de risco e incerteza associados à actividade do eng. civil bem como compreender as principais técnicas para a sua quantificação e limitação de acordo com a regulamentação em vigor. Compreender o conceito de fiabilidade e segurança estrutural em função do tempo de vida útil da estrutura. Identificar, quantificar, e combinar as principais acções a que uma estrutura pode estar sujeita. Reunir competências relativas a métodos fundamentais para a concepção e dimensionamento de estruturas metálicas e de betão armado.
Os conteúdos apreendidos na UC, servirão de base às UC subsequentes, em particular as de projecto estrutural, geotécnico e de reabilitação e reforço.
Conteúdo
Análise de Risco. Risco, Prob. de Falha, Incerteza, Consequências (Directas e Indirectas).
Verificação da Segurança. Métodos para verificação da segurança (Nível 4,3,2,1). Estados Limite (Últimos e de Serviço). Método do coeficiente global de segurança e dos coeficientes Parciais de Segurança. Descrição probabilística das acções e resistências (valores médios, característicos e de dimensionamento). Filosofia de segurança dos Eurocódigos.
Concepção e Pré-dimensionamento de Estruturas. Estruturas reticuladas de betão armado (lajes, vigas e pilares). Estruturas metálicas (madres, treliças e montantes). Análise Estrutural automática (software SAP2000)
Caracterização de Acções. Acções permanentes, variáveis e acidentais. Valores de combinação: raro, frequente e quase permanente. Peso próprio e restantes cargas permanentes; sobrecargas de utilização; Acção Vento; Neve; Sísmica.
Bibliografia
Apresentações de PowerPoint – Apoio às aulas teóricas;
Colectânea de Problemas (incluindo solução) – Apoio às aulas práticas;
Eurocódigos
Tabelas Perfis Metálicos
Segurança Estrutural, L. Neves e A. R. Barbosa, FCT/UNL, 2011.
Structural Reliability Analysis and Prediction. R.E. Melchers. John Wiley & Sons.
Método de avaliação
As aulas práticas são obrigatórias. Serão seguidos os regulamentos da Faculdade no que diz respeito à frequência da disciplina. Para que o aluno obtenha frequência à disciplina deverá frequentar pelo menos 2/3 das aulas práticas.
A nota final resulta da média de 3 testes com duração de uma hora a efectuar durante o semestre.
NF = (T1 + T2 + T3) / 3
NF >= 9.5 valores
Não há nota mínima em cada teste.