
Engenharia de Células e Tecidos
Código
10529
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Física
Créditos
6.0
Professor responsável
Jorge Alexandre Monteiro de Carvalho e Silva
Horas semanais
6
Total de horas
60
Língua de ensino
Português
Objectivos
É objectivo principal desta unidade curricular proporcionar aos alunos uma formação genérica e inicial nesta área da Engª Biomédica.
Após a frequência desta disciplina os alunos ficarão a conhecer os mecanismos de reparação e regeneração de tecidos em adultos, como a Engenharia de Tecidos está a ser usada no desenvolvimento de novos métodos terapêuticos que envolvem a criação de tecidos e orgãos que possam substituir os originais danificados ou não funcionais por motivo de doença ou acidente. Os alunos aprenderão também quais as técnicas existentes para a produção de matrizes biodegradáveis porosas, de cultura celular e análise dos tecidos criados in vitro e in vivo, entre outras matérias constantes do programa. Por fim serão estudadas e analisadas aplicações concretas de produtos da E.T. a alguns tecidos e orgãos.
Pré-requisitos
A disciplina não tem requisitos especiais, embora seja conveniente que os alunos tenham tido uma cadeira de biomateriais e outra de biologia celular.
Conteúdo
Programa baseado no livro "Tissue Engineering" (Senior Editor: Clemens van Blitterswijk. Elsevier, 2008)
Tissue Engineering - an introduction
1 Stem cells
3 Tissue homeostasis
5 The extracellular matrix as a biologic scaffold for tissue engineering
6 Natural polymers in tissue engineering applications
7 Degradable polymers for tissue engineering
8 Degradation of bioceramics
10 Cell source
11 Cell culture: harvest, selection, expansion, and differentiation
12 Cell nutrition
14 Scaffold design and fabrication
16 Bioreactors for tissue engineering
17 Tissue engineering for skin transplantation
18 Tissue engineering of cartilage
19 Tissue engineering of bone
20 Tissue engineering of the nervous system
21 Tissue engineering of organ systems
Bibliografia
Bibliografia principal:
- C. van Blitterswijk (editor), Tissue Engineering, Elsevier, 2008
Bibliografia adicional para partes específicas do programa:
- W. M. Saltzman, Tissue Engineering - Principles for the design of replacement organs and tissues, Oxford University Press 2004 (cota R 857 SAL)
- K. Lee, D. Kaplan, Eds, Tissue engineering I - Scaffold Systems for Tissue Engineering, Springer, 2006
- K. Lee, D. Kaplan, Eds, Tissue engineering II - Basics of Tissue Engineering and Tissue Applications, Springer, 2007
- B. Alberts, A. Johnson, J. Lewis, M. Raff, K. Roberts, P. Walter, Molecular Biology of The Cell, 4th Ed, Garland 2002
- R. I. Freshney, Culture of Animal Cells - A manual of basic techniques, Wiley-Liss, 2005
- P. X. Ma, J. Elisseeff, Eds., Scaffolding In Tissue Engineering, CRC, 2005
Método de ensino
O método de ensino do conteúdo programático de ECT baseia-se em aulas teóricas e aulas práticas de laboratório. Nas aulas teóricas são abordado os vários temas que compõem o conteúdo programático através da exposição dos conceitos, métodos e exemplos de estudos laboratoriais e clínicos. Nas aulas práticas os alunos produzem e caracterizadas matrizes tridimensionais porosas e efectuam nelas culturas celulares.
Método de avaliação
A UC de Engenharia de Células e Tecidos é considerada uma UC de Seminário e como tal apenas tem avaliação do tipo "Laboratorial ou de Projecto", "Sumativa" e "Seminário"
A avaliação é composta por quatro componentes: apresentação oral, trabalhos práticos, ensaios sobre os temas das aulas e projecto de investigação. Não existem testes nem exame final.
A nota final é a média pesada das notas da apresentação oral (25%), dos trabalhos práticos (25%), dos ensaios (15%) e do projecto de investigação (35%). As notas dos vários elementos de avaliação não têm limite de validade e são sempre arredondadas à unidade.
Há avaliação de frequência. É concedida frequência aos alunos que tiverem avaliação positiva nas componentes de trabalhos práticos e apresentação oral. Os alunos que não obtiverem frequência terão de se inscrever novamente a ECT e repetir a componente a que não obtiveram nota positiva.
Trabalhos práticos - a avaliação é feita com base nos relatórios elaborados. É fornecido aos alunos um modelo de estrutura dos relatórios. Os trabalhos laboratoriais são realizados em grupos de 2 ou 3 alunos.
Ensaios - 5 actividades compostas por duas questões cada e realizadas no Moodle acerca dos temas das aulas (a Engenharia de Tecidos; os polímeros; os scaffolds; os tecidos e a matriz extra-celular; as células).
Apresentação oral - apresentação e discussão sobre o estado da arte da Engenharia de Tecidos/Medicina Regenerativa de um tecido ou orgão à escolha dos alunos. É fornecida aos alunos a grelha usada na avaliação das apresentações. As apresentações orais são realizadas durante as duas últimas semanas de aulas em grupos de 2 alunos. As apresentações são discutidas por outro grupo de alunos. As apresentações (slides) têm de ser entregues peviamente, em data anunciada no início do ano lectivo, para serem disponibilizadas a todos os alunos e professores antes do início das apresentações.
Projecto de investigação - concepção e escrita de um projecto de investigação na área da Engenharia de Células e Tecidos segundo as regras da Fundação para a Ciência e Tecnologia (apenas a componente técnico/científica dos projectos FCT/MEC). O tema do projecto é escolhido pelo aluno. A avaliação é realizada tendo em conta o cumprimento dos objectivos explanados nas instruções fornecidas aos alunos. O projecto de investigação é individual. O prazo de entrega é o último dia da época de recurso. Só é aceite o projecto final aos alunos que tiverem obtido frequência.
Melhoria: a única possibilidade de obter melhoria à UC de ECT é através da realização de um novo projecto de investigação cuja classificação substitui (se for superior) a do anterior projecto e é usada para recalcular a nota final de acordo com as ponderações acima descritas.