
Programa de Introdução à Investigação Científica em Engenharia de Materiais
Código
10593
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências dos Materiais
Créditos
3.0
Professor responsável
Maria do Carmo Henriques Lança
Horas semanais
1
Língua de ensino
Português
Objectivos
Através da realização destes estágio, o estudante terá contacto directo com as investigação científica ao ser integrado num projecto de investigação em curso. O aluno irá adquirir conhecimentos e terá contacto com técnicas específicas da área do projecto em que realiza o seu estágio. E irá também adquirir aptidões de apresentação e explicação de resultados científicos, e competências transversais de trabalho em grupo, de comunicação escrita e oral, e aprendizagem em autonomia.
Pré-requisitos
Ao longo da sua formação académica de componente mais propedêutica ministrada nas UCs, os alunos já deverão ter adquirido os conhecimentos e ferramentas básicos de ciências e engenharia, nomeadamente nas áreas de matemática, física, química, ciência dos materiais e informática.
Conteúdo
Os conteúdos programáticos específicos dependem do projeto concreto escolhido pelo estudante no programa.
Bibliografia
Como os estudantes vão ser integrados em trabalhos de investigação muito diversos, pelo que os materiais de ensino são diferentes, adequando-se em concreto à temática e área especifíca de cada estágio.
Método de ensino
A comissão científica do curso mantém uma lista de ofertas de participação de estudantes em projetos de investigação, no âmbito do Programa de Introdução à Investigação Científica. Cada entrada nessa lista deverá apresentar o projeto em que o estudante será enquadrado, um plano de trabalhos sumário, e o orientador científico.
O estudante escolhe a participação num dos projetos da lista. Havendo vários estudantes interessados numa mesma participação, cabe ao orientador científico escolher o estudante a participar.
O estudante cumpre o plano de trabalho ao longo do semestre, com especial incidência no período entre o final da época de exames e o início do semestre seguinte, tendo durante esse período orientação tutorial.
Método de avaliação
A avaliação é feita por relatório final das atividades desenvolvidas, podendo ser complementada com informação do orientador, de avaliação contínua que este tenha feito do trabalho ao longo do semestre.