
Programa de Introdução à Prática Profissional em Engenharia Física
Código
10608
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Física
Créditos
3.0
Professor responsável
Ana Cristina Gomes da Silva
Horas semanais
1
Total de horas
20
Língua de ensino
Português
Objectivos
O principal objetivo da unidade curricular é proporcionar ao estudante um primeiro contacto com o ambiente empresarial próximo da área do seu curso. Durante o decurso da unidade curricular, o estudante tomará conhecimento do modo de funcionamento do trabalho em ambiente empresarial na área do seu curso, deverá se habituar a respeitar os horários da empresa, a receber ordens e a executar tarefas, ainda que sejam simples tarefas de apoio, e tomará contacto com as atividades de profissionais que tenham o seu curso.
É ainda objetivo que o estudante desenvolva competências transversais de trabalho em grupo, de comunicação escrita e oral, e aprendizagem em autonomia
Pré-requisitos
Ter completado o 2º ano do Mestrado Integrado e estar inscrito no 3º ano curricular.
Conteúdo
A unidade curricular funciona durante o período intercalar entre semestres (que no presente ano letivo será de 23 de janeiro a 24 de fevereiro), podendo ainda funcionar no período de verão, após os exames do semestre par (no presente ano letivo, a partir de 7de julho).
Durante esse período, o estudante deverá fazer uma “internship”/estágio de curta duração numa empresa, de pelo menos 80 horas.
As tarefas a desempenhar pelo estudante durante esse período são definidas pela empresa e deverão incluir o contacto com tarefas técnicas de nível superior. Visto que os estudantes estarão no 3º ano do seu curso, não se espera que realizem tarefas de projeto ou outras de responsabilidade equivalente.
Bibliografia
Deverá ser definida por cada um dos orientadores.
Método de ensino
Estágio e projecto em ambiente empresarial.
Método de avaliação
No final de cada estágio o estudante deve entregar ao elemento de ligação um breve relatório das atividades (máximo 10 páginas), de sua autoria.
O relatório deve: apresentar a empresa onde esteve; enquadrar, dentro da empresa, o sector onde fez o seu estágio; e descrever quais as suas atividades na empresa. O relatório deve ainda ter uma reflexão sobre a forma como o estágio decorreu, sobre o que aprendeu e, eventualmente, se tal se justificar, sobre qual foi o seu contributo para a empresa. (Em anexo apresenta-se uma possível estrutura concreta para o relatório).
Pode ainda prever-se uma ou mais sessões de apresentações, onde cada estudante possa fazer uma muito breve apresentação (5 a 10 minutos) sobre o seu estágio. As sessões, a existirem, deverão ser abertas a toda a comunidade escolar.
A avaliação da unidade curricular resulta da apreciação do relatório, feita pelo elemento de ligação, da apreciação da eventual apresentação oral, feita pelo regente, e da apreciação do desempenho do estudante, feita pelo coordenador na empresa.
Para facilitar e uniformizar o processo de avaliação, poderão/deverão ser desenhadas fichas normalizadas de avaliação de cada uma das componentes.
Em cada uma dessas fichas, o avaliador atribui classificações de A a D, com os significados de: A – Muito Bom; B – Bom; C – Satisfatório; D – Insatisfatório.
A classificação final, na escala de 0 a 20, é atribuída pelo regente.