Faculdade de Ciências e Tecnologia

Programa de Introdução à Investigação Científica em Engenharia Física

Código

10609

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Física

Créditos

3.0

Professor responsável

Ana Cristina Gomes da Silva

Horas semanais

2

Total de horas

20

Língua de ensino

Português

Objectivos

Vários sectores da faculdade oferecem aos estudantes, desde há muito, oportunidades de participação em projetos de investigação, oportunidades essas que têm existido de formas mais ou menos estruturadas.

Com a adoção, por toda a faculdade, do Programa de Introdução à Investigação Científica, pretende-se alargar e estruturar esta oferta, dando-lhe maior expressão e maior visibilidade.

 

Através deste programa, o estudante que dele participe deverá ter contacto com práticas de investigação científica e adquirir conhecimentos acerca do modo de funcionamento de projetos de investigação, e da investigação desenvolvida pelo sector departamental ou centro de investigação em que se insere. Deverá ainda desenvolver aptidões de apresentação e explicação de resultados científicos, e de competências transversais de trabalho em grupo, de comunicação escrita e oral, e de aprendizagem em autonomia, bem como conhecimentos e, eventualmente, aptidões técnicas específicas na área concreta do projeto em que o estudante esteja envolvido.

 

Para além da criação do programa, o “Perfil Curricular FCT” impõe que todo o estudante de 1º ciclo ou Mestrado Integrado o frequente no seu 3º ano curricular, em alternativa com o Programa de Introdução à Prática Profissional.

Nesse sentido, foram criadas duas unidades curriculares de 3 créditos ECTS em cada um destes cursos, cuja designação coincide com o nome dos programas, unidades curriculares essas que são oferecidas em alternativa.

A existência das unidades curriculares não significa que os programas se esgotem nelas. Em funcionamento normal, espera-se que vários estudantes queiram e possam frequentar estes programas mais do que uma vez ao longo da sua formação (entendida a cinco anos), enriquecendo com isso a sua formação extracurricular.

No entanto, importa garantir em primeiro lugar a oferta para os estudantes inscritos nas unidades curriculares, devendo existir regras claras de preferência na participação para estes estudantes.

Pré-requisitos

The students must have completed the 2nd year of the University and be registered in the 3rd year of the Master Course.

Conteúdo

A unidade curricular funciona oficialmente durante o período intercalar entre semestres (que no presente ano letivo será de 23 de janeiro a 24 de fevereiro), podendo ainda funcionar no período de verão, após os exames do semestre par (no presente ano letivo, a partir de 7 de julho).

Em situações excecionais, dependendo da tipologia do projeto em causa e da disponibilidade do estudante, o trabalho pode prolongar-se durante o decurso do semestre par, mas necessariamente de forma menos concentrada.

Durante esse período, o estudante deverá desenvolver um projeto de investigação apropriado ao seu nível de conhecimentos e enquadrado na investigação desenvolvida no departamento ou centro da faculdade.

Para que o projeto possa ser considerado no âmbito da unidade curricular PICC, o volume mínimo de trabalho por parte do estudante é de 80 horas. 

Bibliografia

Cada Orientador deverá definir a bibliografia adequada à execução de cada projecto.

Método de ensino

Cada projeto terá um orientador científico, que orienta e monitora o estudante durante as suas atividades, e que no final deverá dar indicações sobre o seu desempenho, conducente à sua classificação final.

O orientador é necessariamente um docente ou investigador da faculdade. Caso existam ofertas fora da faculdade que se enquadrem num programa de iniciação à investigação científica, estas terão obrigatoriamente que ser enquadradas por um docente ou investigador da faculdade que será, perante esta, o único orientador científico do projeto.

Método de avaliação

No final de cada projeto o estudante deve entregar ao orientador um breve relatório das atividades (máximo 10 páginas), de sua autoria, em formato específico a definir por cada departamento.

 

Pode ainda prever-se uma ou mais sessões de apresentações, onde cada estudante possa fazer uma muito breve apresentação (5 a 10 minutos) sobre o seu projeto. As sessões, a existirem, deverão ser abertas a toda a comunidade escolar.

 

A avaliação da unidade curricular resulta da apreciação do relatório, feita pelo elemento de ligação, da apreciação da eventual apresentação oral, feita pelo regente, e da apreciação do desempenho do estudante, feita pelo orientador.

 

A classificação final, na escala de 0 a 20, é atribuída pelo regente, tendo como ponto de partida uma média ponderada das várias componentes (que pode ser ajustada com base em indicações escritas do coordenador do estágio ou do elemento de ligação). 

Cursos