Faculdade de Ciências e Tecnologia

Introdução à Biologia

Código

10647

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Madalena Peres de Drumond Ludovice Mendes Gomes

Horas semanais

3

Total de horas

59

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se que os estudantes no final do semestre sejam capazes de:

interpretar as linhas estruturais do pensamento biológico do ponto vista histórico: entendimento do mundo vivo no âmbito da História Natural.

compreender os conceitos unificadores da Biologia: teoria celular; transmissão das características hereditárias; o dogma central da Biologia; teorias evolucionistas; diversidade biológica.

compreender os mecanismos da evolução molecular e as consequências da evolução dos genomas na biodiversidade

reflectir sobre a neutralidade científica e a responsabilidade da comunidade científica na evolução do conhecimento e do progresso biológicos. Consciencialização do impacto social e ético da Biologia Moderna.

aprender a ler artigos científicos e desenvolver uma atitude critica.

aprender a comunicar em  ciência: a clareza, o rigor na linguagem e o poder de sintese são qualidades fundamentais a incutir nos alunos desde o primeiro ano de faculdade.  

 

 

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

Conteúdos programáticos

Esta UC foi desenhada para alunos do 1º ano do 1º ciclo de Biologia Celular e Molecular e é oferecida como Bloco Livre a outros cursos de diferentes áreas científicas.

Pretende-se dar uma visão histórica sobre os alicerces da Biologia como Ciência,  desenvolvendo tópicos que têm vindo a contribuir para o estabelecimento de novas áreas com a Genética, a Evolução Molecular e a Biologia Celular e Molecular.

1. Introdução

O mundo vivo no âmbito da História Natural; A emergência da Biologia como uma nova área disciplinar no séc. XIX

2. Conceitos unificadores da Biologia

O significado da Teoria Celular no desenvolvimento da Biologia; os precursores da teoria celular; aperfeiçoamento do microscópio; a célula como unidade básica dos organismos vivos; cariocinese e citocinese; ciclo celular e sua regulação.

Estabelecimento dos princípios mendelianos da herança; correlação dos postulados de Mendel com o comportamento dos cromossomas na divisão celular.

O conceito de evolução antes de Darwin; a ideia de Darwin – partilha de um ancestral comum; evolução como resultado da Selecção Natural;  a transmissão das características hereditárias na perspectiva evolucionista a génese do neo-Darwinismo.

3. Estabelecimento da Genética moderna

Genes e cromossomas - “linkage” e “crossing over; mapeamento genético.

Modificações das proporções mendelianas; análise de pedigrees.

Teoria das probabilidades e os acontecimentos genéticos.

Dogma central da biologia; DNA e proteínas, moléculas chave na transmissão da informação genética; a descodificação do código genético;

 

4. Evolução e biodiversidade

Síntese Moderna – aliança entre a Evolução e a Genética.

Estabilidade genética e variabilidade - estrutura genética das populações (alterações no espaço e no tempo) 

Conceito de espécie; especiação; unidade e diversidade dos seres vivos;

Reconstrução da história evolutiva; árvore da vida.

Evolução de genes e genomas; constrangimentos e influência do homem no processo evolutivo.

Bibliografia

Bibliografia de apoio às aulas teóricas

Sadava D., Hillis D.M., Heller H.C. and Berenbaum M.R. 2013. Life-The science of Biology. (9th Edition) W H Freeman

Reece, J.B.; Taylor, M.R.; et al. 2012. Campbell Biology: Concepts & Connections. (7thedition). Benjamin-Cummings Publ. Company.

Griffiths, A.J.F.; Wessler, R.C. and Carroll, S.B. 2008. Introduction to Genetic Analysis. (9th Edition) W. H. Freeman, NY.

Hall, B.K. and Hallgrímsson, B. 2008. Strickberger''''s Evolution– Joanes and Bartlett Publishers Sudbury.

Leituras recomendadas

Browne, J. 2008. A origem das espécies de Charles Darwin. Gradiva

Dawkins, R. 2009. O Espetáculo da Vida- A prova da Evolução . Casa  das letras

Levy, A.; Carrapiço, F.; Abreu, H. E Pina. 2008 e 2009. Esfera do Caos: Vol. I., II, III e IV.

Método de ensino

A estratégica pedagógica assenta na separação entre aulas teóricas (T), aulas teórico/práticas (TP) e trabalho online, não presencial mas em grupo, Team Based Learning - TBL. e por ultimo apoio Tutorial fora das aulas,  para esclarecimento de dúvidas e orientação na preparação das apresentações orais.


As aulas T são expositivas, mas com discussão de exemplos/questões práticas que permitem uma melhor apreensão dos conceitos teóricos e ao mesmo tempo prepara os alunos para os questionários (TBL) que são respondidos online pelos grupos de trabalho fora das aulas.


Nas aulas TPs são resolvidos problemas/exercícios em grupo, que são corrigidos na própria aula; são apresentados os trabalhos dos vários grupos, com base em os artigos ou textos relacionados com os temas das aulas teóricas; projecção e discussão de filmes temáticos, sobre os quais os grupos têm que entregar um sumário / resumo obedecendo a regras pré-definidas.


Os slides das aulas teóricas são colocados na página da disciplina do Moodle logo após a aula. Os materiais necessários para as aulas TP são colocados também colocados no Moodle  dois dias antes das aulas;   cada TBL está disponível no Moodle durante 5 dias.

Os livros de texto estão normalmente disponíveis na Biblioteca da FCT.


Método de avaliação

Avaliação Teorica/pratica: – T  - 75% da nota final

  • 3 Testes Parciais Individuais - 75%
  • Duração máxima de 75 min.
  • Não há nota mínima nos testes, mas a média final ponderada dos testes não pode ser inferior a 7,5
  • Não há repetição dos testes; caso o aluno falte a um dos testes terá a nota 0 nesse teste.

 

Avaliação Sumativa: – AS - 25% da nota final

  • 3 questionários online (TBL-OL). A nota é obtida pela média aritmética dos  TBL-OL que corresponde a 10%  da nota final.
  • 5 questionários/problemas presenciais/analise e discussão de textos/resumos (TBL-P) na aula pratica. A nota é obtida pela média aritmética dos 4 TBL-P com melhor nota e que corresponde a 10% da nota final.
  • 1 resumo de um Filme tematico 5% da nota final
  • Nota final - NF: o cálculo da nota final será feito através da seguinte ponderação:

NF = (T*0,75) + (AS*0,25)

As condições para obter aprovação:

Frequência da disciplina: Assistência a 2/3 das aulas teórico/práticas.

Classificação final: a classificação da média dos Testes  não pode ser inferior a 6 valores; a nota final NF tem que ser ≥ 9.5 valores.

Alunos com frequência obtida em anos anteriores:

A frequência de anos anteriores e a nota obtida na avaliação sumativa são validas por 3 anos.Mas terão que fazer os 3 testes parciais (T), aplicando-se a mesma formula para obtenção da NF.

Exame de recurso:

O exame que engloba toda a matéria; duração máxima de 2:00 min. Destina-se aos alunos reprovados na avaliação contínua ou aos alunos que pretendem fazer melhoria de nota (inscrição no CLIP obrigatória). O cálculo da nota final para os alunos aprovados por exame de recurso (ER) será: NF= (ER*0,75) + (AS*0,25)

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