Faculdade de Ciências e Tecnologia

Projeto I

Código

10687

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Química

Créditos

9.0

Professor responsável

João Alexandre Miranda da Silva Reis, Mário Fernando José Eusébio

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

GERAIS

  • Em conjunto com a disciplina de Projecto II, proporcionar aos alunos uma visão integrada das várias fases e actividades que englobam o projecto de uma nova unidade de produção da indústria química/ bioquímica e o domínio de algumas das metodologias e competências básicas utilizadas/necessárias a cada fase do desenvolvimento do projecto, desde a análise de mercado e selecção da tecnologia de fabrico (Projecto I) ao projecto de engenharia e avaliação económica (Projecto II).
  • Capacitar os alunos para integrarem equipas de projecto de novas fábricas, familiarizando-os alunos com o papel que um engenheiro químico/ bioquímico poderá desempenhar em cada uma das fases de um projecto.


ESPECÍFICOS

  • Familiarizar os alunos com as metodologias de análise de mercado e de estimativa da evolução da procura, em geral e de um produto industrial (da indústria química/ bioquímica), em particular, de forma a saberem dimensionar o mercado e caracterizar a sua forma de funcionamento.
  • Desenvolver nos alunos a capacidade de tomarem decisões sobre aumentos de capacidade de uma fábrica existente ou novas capacidades de produção na indústria, com base no conhecimento do mercado.
  • Explicar os principais tipos de preços dos produtos na indústria química e os factores que os influenciam.
  • Apresentar aos alunos os mecanismos habituais de funcionamento do mercado de projecto de novas fábricas na indústria e as interacções habituais entre os seus principais agentes:
    • Licenciadores de tecnologia;
    • Empresas de engenharia;
    • Empresas licenciadas;
    • Formas de contratação;
    • Papel das patentes e sua utilidade para o trabalho dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa, análise e selecção da tecnologia de fabrico de um produto industrial, incluindo a identificação dos factores críticos na selecção da tecnologia de fabrico.

Pré-requisitos

Conhecimentos de química inorgânica e orgânica, de fenómenos de transferência, das diferentes operações unitárias de tecnologia química, de síntese e optimização de processos e de instrumentação e controlo de processos.

Conteúdo

Realização da Análise de Mercado e selecção da tecnologia de fabrico para uma fábrica de um produto químico.

A Análise de Mercado abrange as seguintes análises e actividades principais:

  • Identificação das especificações comerciais do produto
  • Análise da estrutura de aplicações
  • Identificação dos principais produtores e grau de concentração da indústria;
  • Identificação dos fornecedores de matérias primas
  • Identificação de produtos concorrentes
  • Análise da evolução do consumo
  • Estimativas da procura futura para um horizonte de 12 a 15 anos
  • Selecção de mercados-alvo para a localização da nova unidade
  • Evolução dos preços do produto
  • No final da análise do mercado o aluno deve definir e justificar a capacidade de produção e uma localização para a fábrica.

A Selecção da Tecnologia de Fabrico engloba as seguintes análises e actividades principais:

  • Identificação das diferentes tecnologias disponíveis para a produção do produto
  • Descrição sumária de cada processo utilizado industrialmente, com um diagrama sumário do processo
  • Pesquisa de informação técnica e tecnológica em patentes
  • Selecção e justificação da tecnologia a utilizar
  • Descrição detalhada do processo selecionado, incluindo as condições operacionais, reacções químicas, selectividade dos catalisadores usados (se for um processo biológico devem ser indicadas as melhor estirpes para o processo), conversão e rendimento das reacções, subprodutos que se formam e propriedades físicas e químicas dos compostos envolvidos
  • Diagrama de blocos do processo.

O trabalho inclui ainda a compilação de informação relativa a:

  • Fichas de segurança de reagentes e produtos
  • Métodos analíticos usados para controlo da qualidade do produto
  • Legislação aplicável ao manuseamento do produto e aos efluentes gerados

Bibliografia

  • Análise de Mercado e Pesquisa de Tecnologias de Fabrico, Março de 2013, (slides de apoio às aulas), João Miranda Reis
  • Orientações Gerais para a Elaboração do Relatório de Projecto I, 1ª edição, Março de 2013, João Miranda Reis

Método de ensino

Aulas teóricas e teórico-práticas.

Aulas tutoriais para acompanhamento do trabalho de cada grupo (normalmente 4 alunos) e para o esclarecimento das questões específicas que surjam no trabalho de cada grupo.

Método de avaliação

A cadeira segue um modelo de avaliação misto, com uma componente de Avaliação Sumativa e outra de Avaliação Contínua.

A Avaliação Sumativa engloba 2 subcomponentes: (1) Avaliação do Relatório do trabalho realizado pelos alunos ao longo do semestre (2) Desempenho do aluno na Discussão Individual sobre o relatório e nas respostas às perguntas sobre a matéria teórica.

A nota do Relatório é atribuída numa escala de 0 a 20 e é igual para todos os alunos do grupo.

A Discussão Individual avalia essencialmente o entendimento e domínio pelo aluno, quer do conteúdo do Relatório, quer da matéria. A respectiva nota é atribuída pelo júri de exame de acordo com a escala publicada em documento publicado no Clip.

A Avaliação Contínua é realizada pelo docente que orienta o trabalho de cada grupo de alunos ao longo do semestre e avalia, para cada aluno, os seguintes aspectos:

  • Extensão e grau de envolvimento do aluno no trabalho do grupo
  • Qualidade do trabalho produzido
  • Nível e profundidade do aproveitamento individual do aluno ao longo do semestre, nas reuniões de acompanhamento do trabalho com o professor

Os critérios anteriores têm em conta o grau de complexidade/ dificuldade específicas das tarefas desenvolvidas por cada aluno

A nota final de cada aluno tem em conta a nota do Relatório, ajustada pelos valores a mais, ou a menos, que resultem do seu desempenho nas componentes individuais - Avaliação Contínua e Discussão, de forma a reflectir as diferenças efectivas de desempenho entre alunos, em relação à nota do Relatório.

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