
Bioinorgânica
Código
10694
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Química
Créditos
6.0
Professor responsável
Carlos Lodeiro Espino
Horas semanais
4
Total de horas
64
Língua de ensino
Português
Conteúdo
Apresentação e Introdução à Bioinorgânica
Estequiometria reaccional
Nomenclatura e isomerismo em compostos de coordenação
Ligação química em compostos de coordenação (teoria HSAB)
Reactividade em compostos de coordenação: Reacções de substituição; Inércia e labilidade; Mecanismos reaccionais
Equilíbrios de complexação; constantes de estabilidade parciais e globais: efeito do pH e da presença de outros ligandos
Reacções de oxidação-redução: Pilhas; Acerto de reacções redox; Equação de Nernst; efeito pH e da formação de complexos; Diagramas de Latimer e Diagramas de Frost; aplicações em sistemas biológicos
Iões metálicos em sistemas biológicos; centros metálicos de proteínas e enzimas: Metaloproteínas de Ferro (hémicas e não-hémicas), de Cobre, de Zinco e outras; estrutura do centro metálico; magnetismo e cor em compostos de coordenação; Teoria do Campo Cristalino e transições electrónicas
Elementos essenciais e toxicidade em Sistemas Biológicos. Exemplos de metais em Medicina
Bibliografia
Robert Crichton “Biological Inorganic Chemistry: An Introduction”, 2007, 1ª edição, Elsevier Science
Ana M. V. Cavaleiro “Química Inorgânica Básica”, 2004, 3ª edição, Universidade de Aveiro
Raymond Chang and Kenneth A. Goldsby, “Chemistry”, 2012, McGraw-Hill, N.Y., 11ª edição
Patricia C. Wilkins, Ralph G. Wilkins “Inorganic Chemistry in Biology”, Oxford Chemistry Primers, 2002, 2ª edição, Oxford University Press
J. J. R. Fraústo da Silva, R. J. P. Williams “The biological chemistry of the elements: the inorganic chemistry of life”, 2001, 2ª edição, Oxford University Press
José J. G. Moura, Nuno Palma “Introdução à química da vida: caderno de adequação ao ensino à distância”, 1995, 1ª edição, Universidade Aberta
Método de ensino
Ensino teórico, teórico-prático e experimental:
- TP: Nestas aulas o Professor faz exposição oral dos conteúdos programáticos com apoio de diapositivos e resolvem-se exercícios de aplicação.
- P: Total de 4 sessões de 3 horas com trabalhos experimentais realizados em grupos de 3 alunos. O Professor estará presente para dar apoio e ajudar na resolução do questionário
Os protocolos dos trabalhos práticos estão disponíveis na página da cadeira no CLIP
Entrega das respostas a um questionário no final da aula prática
4 sessões obrigatórias; marcam-se presenças aos alunos de 1ª inscrição - não se pode faltar a nenhuma aula prática
Trabalho 1: Ligação de um metal a uma proteína: A Transferrina do ovo
Trabalho 2: Estabilidade em compostos de coordenação de Cu(II)
Trabalho 3 – Quantificação de ferro armazenado na Ferritina
Trabalho 4 - Pilha de Daniell e Equação de Nernst
Método de avaliação
Frequência da cadeira
Obtida através da realização com informação positiva das quatro aulas práticas, não sendo admitidas faltas. São excepções a presença, devidamente justificada, no Dia da Defesa Nacional ou em caso de internamento hospitalar. No final de cada aula deve ser entregue um Questionário resolvido em grupo, que deverá ter aprovação por parte do docente das práticas.
Os alunos com frequência de anos anteriores, estão dispensados das aulas laboratoriais
Nota teórica:
Componente teórica: calculada como a média obtida em 2 testes de avaliação. Não há nota mínima em cada teste, mas a média mínima para ter aprovação é de 9,5 valores. A falta a qualquer dos testes implica uma nota igual a zero. A componente teórica corresponde ao 70% da nota final. O 20% vem da nota dos relatorios práticos e de um teste sobre as práticas no final das mesmas. Os restantes 5% vem da availação continua, saidas ao quadro, teste de formulação, resposta a perguntas, etc.
A nota final obtida de sumar o 70%+20%+5%.
Em Exame de Recurso, os alunos com nota menor que 9,5 na média dos testes serão avaliados com um exame incluindo toda a matéria. Também neste Exame de Recurso, os alunos aprovados por testes podem fazer melhoria de toda a matéria, mediante a respectiva inscrição a melhoria de nota.
O exame de melhoria acostuma ser de perguntas completas e nao tipo test-americano.
Classificação final para alunos que tenham frequência no presente ano lectivo:
= 70% (nota teórica) + 20% (nota pratica) + 5% Avaliaçao continua
Classificação final para alunos com frequência de anos anteriores
100% (nota teórica)