Faculdade de Ciências e Tecnologia

Regulação da Expressão Genética

Código

10770

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

6.0

Professor responsável

Isabel Maria Godinho de Sá Nogueira

Horas semanais

4

Total de horas

53

Língua de ensino

Português

Objectivos

Este curso proporciona uma base sólida de conhecimentos sobre os aspectos moleculares da expressão e da regulação da informação genética nas células. Espera-se que após a conclusão deste módulo os alunos sejam capazes: i) de expor os mecanismos responsáveis pela regulação da expressão genética em procariontes e eucariontes; ii) de explicar a relação entre a organização dos genes e os mecanismos que regulam a sua expressão; iii) identificar mecanismos de manipulação da expressão genética e aplicações práticas dos mesmos; iv) por último, de realizar e de interpretar experiências ilustrativas dos aspectos referidos acima.

Pré-requisitos

Conhecimentos de Biologia Molecular e Genética Molecular

Conteúdo

A unidade curricular explora os mecanismos de regulação que controlam a expressão dos genes em procariontes e eucariontes. São considerados mecanismos regulatórios responsáveis pelo controlo da transcrição, processamento, estabilidade do RNA ou tradução. Estes processos são ilustrados recorrendo a casos concretos presentes nos organismos modelo de células procariontes, Escherichia coli e Bacillus subtilis, e células eucariontes Saccharomyces cerevisiae e Drosophila. Os tópicos abordados incluem: sequência do DNA e estrutura da cromatina; RNA polimerases, estrutura, “montagem” e função; reconhecimento do promotor e início da transcrição; alongamento e terminação da síntese do mRNA; estrutura dos promotores, acção dos factores sigma e factores de transcrição; mecanismos de activação, repressão e atenuação; mecanismos de regulação global; repressão catabólica; quorum-sensing; Integração de sinais e controlo combinatório; papel da cromatina na regulação da transcrição; silenciamento nas regiões sub-teloméricas; metilação do DNA, isoladores e imprinting; métodos genéticos e bioquímicos utilizados no estudo da interacção proteína-DNA; RNAs reguladores; RNAi - mecanismo de acção e aplicações.

Bibliografia

Lewin’s Genes X (2011) Krebs,J E,  Goldstein, ES, Kilpatrick, ST. Jones & Bartlett  PublishersMolecular Cell Biology (2007) Lodish, H., Berk, A., Kaiser, C., Krieger, M., Scott, M., Bretscher, A, Ploegh H.,  Matsudaira, P.,  (Eds) 6Th Edition. W.H. Freeman and Co, NY.
Molecular Genetics of Bacteria (2012), Snyder, L. and W. Champness (Eds.) 4th Edition. ASM Press, Washington, D. C.
Genes and Signals (2001) Ptashne, M. Gann , A. (Eds) Cold Spring Harbor Laboratory Press.
Regulation of Gene Expression (2001) Chapman KE and Higgins SJ (Eds) Assays in Biochemistry 37. Portland Press.
Diversos artigos de revisão sobre os tópicos leccionados.

Método de ensino

As  aulas teóricas são baseadas em livros de texto e artigos de revisão recentes da literatura cientifica. As aulas são na generalidade do tipo expositivo, com recurso a data show.  As aulas práticas incluem experiências, nomeadamente de análise da expressão de genes e da actividade de promotores e sua regulação através de análise de fusões génicas e experiências de PCR em tempo real.

Método de avaliação

O curso teórico é avaliado mediante mini-testes escritos ao longo do semestre, que representa 60% da nota final. A média destes três testes tem de ser superior ou igual a 9.

A parte prática vale 40% da nota global e resulta da média aritmética de dois testes práticos sobre os trabalhos de laboratório. A média destes dois testes tem de ser superior ou igual a 9. Esta nota é sempre válida, não é susceptivel de melhoria e é sempre contabilizada nos exames de recurso e melhoria.

A presença em 2/3 do total de aulas práticas é obrigatória para obter frequência à disciplina.

Cursos